Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

AmbientAÇÃO

PDFImprimirE-mail

 

topo

 

 

 

O AmbientAÇÃO é um programa de comunicação e educação socioambiental, criado em 2003, que tem o objetivo de promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos em Minas Gerais.

O Programa é coordenado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, por intermédio da Comissão Gestora Ambientação, atuando nas linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”. Nelas são desenvolvidas campanhas e ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida com ações simples em um esforço coletivo.

Para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e mobilização para as linhas de ação, o Programa conta com o mascote, Bileco, que é patenteado no órgão competente.

 

 

Figura 

 

Objetivos do Programa:

 

O Programa Ambientação tem como principal objetivo a mudança de hábitos e atitudes dos servidores públicos estaduais, por meio da promoção do consumo consciente para a redução do consumo de água, energia, papel e plástico, além da coleta seletiva. Essas ações combatem o desperdício e contribuem para a economia dos recursos naturais e financeiros.

 

Além disso, sua vertente social é expressa na mobilização e doação de materiais recicláveis para as associações e cooperativas de catadores, contribuindo para o aumento de renda e resgate da cidadania desses importantes agentes ambientais, ainda em grande vulnerabilidade social em nosso país.

 

Linhas de ação:

 

O Ambientação incentiva a apropriação do conceito dos 5 R’s - Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar - por meio das linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”.

O objetivo da linha Consumo Consciente é sensibilizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da Administração Pública, possibilitando a economia de recursos naturais, redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais; além de dar preferência, no momento das compras, aos produtos com diferenciais ecológicos, seja na sua constituição (reciclável), ou em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos).

A segunda, Gestão de Resíduos, possibilita destinar adequadamente os resíduos das Instituições, aumentar a vida útil dos aterros sanitários e contribuir para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais das Instituições por meio de doações.

 

Indicadores do Programa:

 

Para mensurar a eficiência da educação ambiental como instrumento de gestão, o Programa Ambientação possui cinco indicadores definidos para monitorar o consumo de água, energia elétrica, copos descartáveis, papel A4 e a qualidade da coleta seletiva nas instituições.

Os dados coletados pelas instituições são registrados no Sistema Integrado de Gestão AmbientAÇÃO- SIGA, ferramenta desenvolvida com o objetivo de permitir o acompanhamento do desempenho das instituições participantes e gerar relatórios dos resultados.

 

Figura1

 

Instituições participantes:

 

Atualmente existem 44 instituições conveniadas, sendo o programa implantado em 40 prédios públicos, contemplando aproximadamente 30 mil servidores. As instituições estão dividias em dois grupos:

  • Instituições do Complexo da Cidade Administrativa
  • Instituições Externas (fora do complexo da Cidade Administrativa)

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, localizada em Belo Horizonte, é a sede oficial do governo do Estado de Minas Gerais, e é composta por seis edificações principais — que abrigam a sede do governo, secretarias de estado, centro de convivência, auditório, prédio de serviços, praças de alimentação e restaurantes. Possui em torno de 270 000 m² de área construída e um público de aproximadamente 17 mil servidores.

 

Prêmios:

 

Ao longo desses anos, o programa foi reconhecido pela sua atuação e agraciado com as seguintes premiações:

  • Prêmio Excelência em Gestão Pública (2005),
  • Prêmio Ambiental Ponto Terra Minas (2006),
  • Prêmio Ford de Conservação Ambiental (2006)
  • Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza (2011).

 

Contatos:

Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, nº 4143 - Serra Verde, BH/MG Cep: 31630-900

Telefone: (31) 3915-1774/1786

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Facebook: ProgramaAmbientacao CA

Rede: https://redeambientacao.wordpress.com/

Site: http://www.ambientacao.mg.gov.br/

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades