Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Linhas de Ação

PDFImprimirE-mail

CONSUMO CONSCIENTE

Evitar o desperdício é usar racionalmente os recursos naturais.

O objetivo é conscientizar e sensibilizar os funcionários para a importância do consumo consciente, da redução do desperdício e do reaproveitamento de materiais, levando-os a repensar sobre os hábitos de consumo.

Entre as diversas ações concretas, possíveis e recomendadas pelo AmbientAÇÃO, destacam-se:

Confecção e distribuição de blocos de anotação com a reutilização do verso do papel A4.

Substituição dos copos descartáveis por canecas.

Orientação para realização da “Feira de Trocas”, onde a negociação tem como princípios a solidariedade e a sustentabilidade.

Adoção de critérios ambientais nas compras de materiais para as instituições;

Adoção do modo de impressão “rascunho” nas impressoras;

Redução do consumo e substituição de copos descartáveis;

Substituição de vassouras de piaçava por vassouras feitas com PET;

Instalação de torneiras “inteligentes” nos banheiros;

Instalação de descargas sanitárias de baixo consumo de água;

Instalação de sensores de iluminação nos banheiros e corredores;

Instalação de sistema de iluminação independente por ambiente de trabalho;

Aplicação de película de revestimento nas janelas para redução de calor (insufilm);

Fomentação da prática dos 5 Rs (Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).

>> Atitudes que fazem a diferença

 

inserir em consumo consciente

 

Algumas atitudes simples podem ser muito valiosas. Fique ligado!

Copo descartável: use apenas um copo descartável por período de trabalho, ou substitua-o por caneca ou garrafinha individual.

Banheiros: instale descarga rápida; jogue lixo no lugar certo e não no vaso sanitário; use toalhas de papel de alta absorção (duas são suficientes); feche a torneira ao ensaboar as mãos ou escovar os dentes; reduza o tempo de banho.

Computador: desligue o monitor no intervalo de almoço e no final do dia.

Energia: ao sair por último, certifique se não há luzes acesas no banheiro ou na sala. Verifique se o ar condicionado ou os ventiladores estão desligados. Para subir ou descer um andar, use as escadas e não o elevador.

Papel: evite impressões desnecessárias, revisando arquivos na tela do computador. Use o verso dos papéis para anotações e impressões e guarde envelopes usados para reutilização.

Cartucho de tinta: pense antes de imprimir e, se for necessário, dê preferência ao modo rascunho.

Material de escritório: recolha os clipes e as gominhas para serem reutilizados; use toda capacidade de memória de CDs e disquetes e cuide dos equipamentos para aumentar sua vida útil.

Embalagens: recuse embalagens desnecessárias para evitar geração de resíduo sólido.

 

GESTÃO DE RESÍDUOS

A linha de ação Gestão de Resíduos tem como objetivo fazer com que os servidores públicos assumam o papel de corresponsáveis pela gestão dos resíduos por meio da redução do consumo, do reaproveitamento dos materiais e da identificação e separação dos recicláveis no ambiente de trabalho.


Campanha Coleta Seletiva

Mais que uma demonstração de consciência ecológica, coletar separadamente os resíduos descartados no ambiente de trabalho ou em casa é uma responsabilidade social.

É uma atitude que traz grandes benefícios como a proteção dos recursos naturais e a geração de renda para famílias que trabalham com a reciclagem.

Conheça as ações necessárias para a realização da coleta seletiva no site do Programa: http://www.ambientacao.mg.gov.br/

 

inserir em campanha coleta seletiva

 

AÇÕES COMPLEMENTARES

Arrumação e limpeza

Para a melhoria do ambiente é preciso promover, regularmente, ações para a manutenção da limpeza e da organização nos diversos setores do órgão.

Saúde do corpo

As ações para a melhoria da qualidade de vida no local de trabalho incluem os cuidados com o próprio corpo e a prevenção de doenças.

Redução do ruído

Um ambiente de trabalho saudável está diretamente ligado à redução do nível do ruído. As conversas e discussões e o alto volume de telefones e celulares prejudicam o desenvolvimento das atividades. Exposição prolongada ao barulho pode causar dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial.

Antitabagismo

A Lei Federal 9.294, de 15 de julho de 1996, proíbe o uso do fumo nos prédios da administração pública. O cigarro contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS é a principal causa de morte evitável no mundo.

Comportamento no trânsito

Ações inadequadas, como jogar pontas de cigarro, latas e papéis pela janela do carro, são maus exemplos que devem ser corrigidos. Os motoristas e usuários de veículos devem ser sensibilizados sobre os aspectos ambientais relacionados ao trânsito.

 

campanha-consumo-consciente4

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades