A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é geralmente entendida como um instrumento de apoio à tomada de decisão de natureza estratégica, que pode contribuir para reforçar o compromisso da sociedade com o desenvolvimento sustentável, facilitando a integração das considerações ambientais no desenvolvimento de planos, programas e políticas, em geral no âmbito de iniciativas governamentais.
Em alguns contextos, a AAE pode também ser aplicada a projetos, procurando avaliar diretamente os efeitos ambientais de tais propostas, embora este não seja o grande potencial do instrumento, como recomendado por alguns autores.
No contexto internacional, a AAE começou a ser implementada na década de 1990 em diferentes jurisdições como, por exemplo, em países como Holanda e Canadá. Atualmente a utilização desse instrumento tem se mostrado forte em tratados internacionais, políticas globais, orçamentos nacionais, planos plurianuais de investimentos, entre outros.
No Brasil, a AAE é um instrumento que integra a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) sob o guarda-chuva da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), instituída pela Lei nº 6.938/1981. Contudo, até o momento, a AAE não foi regulamentada neste país e iniciativas pontuais foram realizadas de forma voluntária.
Em Minas Gerais, embora não exista regulamentação da AAE, a instituição dos Núcleos de Gestão Ambiental (NGAs) nas Secretarias de Estado, por meio do Decreto nº 43.372/2003, permitiu que iniciativas de desenvolvimento da AAE ocorressem para alguns setores como os de energia e de transportes, nos anos de 2005 e 2007, respectivamente.
Em 2019, sob a coordenação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e apoio da Semad, Feam e IEF, foi concluída a AAE das atividades recreativas motorizadas fora de estrada (off-road) na porção sul da Serra do Espinhaço. O relatório de AAE e demais informações sobre o processo podem ser consultadas aqui.
Atualmente, encontra-se prevista a realização da AAE do setor da mineração de ferro por meio de parceria formalizada entre a Feam e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede). A AAE subsidiará a elaboração do Plano Estadual de Mineração também previsto pelo Governo de Estado.
Para saber mais sobre o tema, as seguintes referências são indicadas:
- IAIA. Strategic Environmental Assessment – performance criteria. International Association for Impact Assessment, 2002. Versão em Português.
- PARTIDÁRIO, M. R. Guia de melhores práticas para Avaliação Ambiental Estratégica – orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. Agência Portuguesa do Ambiente e Redes Energéticas Nacionais, Lisboa, 2012.
- PARTIDÁRIO, M. R. Guia de boas práticas para Avaliação Ambiental Estratégica – orientações metodológicas. Agência Portuguesa do Ambiente, Lisboa, 2007.
- SÁNCHEZ, L. E. Avaliação ambiental estratégica e sua aplicação no Brasil. Texto referência para o debate “Rumos da avaliação ambiental estratégica no Brasil”, São Paulo, 2008.
- VIEIRA, G. L. G. Proteção ambiental e instrumentos de avaliação do ambiente. Arraes, Belo Horizonte, 2011.
Contatos:
Para mais informações sobre o instrumento AAE entre em contato com a Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Fundação Estadual do Meio Ambiente (GEAAD/FEAM) pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (31) 3915-1767 ou (31) 3916-7089.