Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Centro de Geotecnologias e Monitoramento Ambiental Territorial

PDFImprimirE-mail

O Centro de Geotecnologias e Monitoramento Ambiental Territorial (CGMAT) é um ambiente físico, tecnológico e organizacional especializado, implementado pela Feam para fornecer uma visão territorial ambiental integrada do sistema socioambiental, por meio de levantamentos, estudos e sistematização de dados para caracterização, monitoramento, mapeamento, zoneamento e avaliações ambientais.

Atua em quatro linhas de atividades: 

  • promover o monitoramento ambiental territorial e fornecer avaliações ambientais territoriais integradas, contribuindo em estratégias para a manutenção e recuperação da qualidade ambiental, para o desenvolvimento territorial sustentável e para o fortalecimento da resiliência do sistema socioambiental; 
  • receber, processar, integrar, armazenar e sistematizar geoinformações com foco em fornecer resposta rápida estratégica sobre objetos, ocorrências ou territórios específicos de interesse, tais como barragens de contenção de rejeitos/resíduos, territórios impactados por desastres e acidentes ambientais;
  • absorver e desenvolver novas metodologias a partir de técnicas de sensoriamento remoto, modelagem ambiental e geoprocessamento, oferecendo produtos aplicados para serem introduzidos na gestão e planejamento ambiental, prevenção e emergência, monitoramento, recuperação e avaliações ambientais, tais como a interferometria por radar de abertura sintética e a simulação hidráulica-hidrológica; 
  • atuar como Sala de Gestão Crises / Sala de Situação na ocorrência de desastres socioambientais, envolvendo inundações provocadas pelo rompimento de barragens de contenção de resíduos/rejeitos em Minas Gerais.


Diante dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes dos rompimentos de grande magnitude de barragens de rejeitos que ocorreram nos últimos anos em Minas Gerais, o CGMAT integra o conjunto de ações do Sisema para promoção, no âmbito de suas competências, da redução do risco de desastre e fortalecimento dos mecanismos de suporte na resposta a emergências ambientais envolvendo inundações induzidas pelo rompimento de estruturas de contenção.

Protocolos operacionais para gestão de geoinformação na resposta em desastres socioambientais

O desenvolvimento de protocolos operacionais para geoinformação na resposta em desastres socioambientais, por meio dos quais será possível fornecer análises geoespaciais coordenadas e desenvolver capacidades para o uso da tecnologia de informações geográficas, oferecendo um mecanismo previsível e uma gama completa de produtos com informações oportunas e confiáveis necessárias durante as fases da gestão do desastre.

faixa protocolo 2 1Clique na imagem para ampliá-la.

 

Painel de bordo para a situação das barragens de rejeitos com o acionamento do nível de emergência em Minas Gerais

Com o objetivo de fornecer fácil acesso às informações oficiais, claras e confiáveis foi desenvolvimento um painel de bordo para monitoramento da situação envolvendo as barragens de rejeitos com o acionamento do nível de emergência e das correspondentes obras de contenção no vale jusante.

Trata-se de um dashboard que utiliza tecnologia geoespacial focado na centralização de dados e informações analíticas para que autoridades e cidadãos compreendam e monitorem a situação geral e local.

O painel pode ser acessado através do link: GeoDashBar.

Termo de Referência Estudos de Ruptura Hipotética para Barragens

O Cgmat/Geaad em articulação com a Gerência de Recuperação de Áreas de Mineração e Gestão de Barragens elaborou o Termo de Referência apresentando os requisitos, premissas e o conteúdo mínimo para elaboração dos estudos hipotéticos de rupturas de barragens e seus respectivos cenários de mancha de inundação, em cumprimento às determinações da Política Estadual de Segurança de Barragens (Lei nº 23.291/2019), a ser apresentado a Feam.

As especificações indicadas nesse Termo permitem que os responsáveis pela segurança das barragens apresentem, de forma tecnicamente adequada, os estudos dos cenários de rupturas e os mapas com a mancha de inundação obtidos pela simulação. Ao mesmo tempo, a padronização possibilitar a avaliação de conformidade pelos analistas da Feam.

Clique aqui e acesse o TR

 

CONTATOS:

Para mais informações sobre o Centro de Geotecnologias e Monitoramento Ambiental Territorial (CGMAT) entre em contato com a Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Fundação Estadual do Meio Ambiente (GEAAD/FEAM), pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou pelos telefones (31) 3915-1243 ou (31) 3915-1450.

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades