Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Site disponibiliza informações para construção de Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

As empresas, instituições e os cidadãos de Minas podem conhecer e contribuir para a construção de uma política pública para combater o aquecimento global e seus impactos em Minas Gerais. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibilizou, na internet, estudos e informações para a elaboração do Plano de Energia e Mudanças Climáticas do Estado.

No sítio, estão disponíveis os estudos que subsidiarão a elaboração do Plano, bem como informações e ferramentas que permitem o envio de contribuições. Entre os trabalhos disponíveis estão Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa (GEE), o estudo sobre a Vulnerabilidade Regional às Mudanças Climáticas, o Balanço Energético de Minas Gerais, dentre outros. O material pode ser consultado no endereço http://pemc.meioambiente.mg.gov.br/pt/

 

site_mudanas_climticas

Site apresenta estudos sobre mudanças climáticas

 

O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Santos de Miranda Nunes, explica que o Plano será uma ferramenta de planejamento e gestão que abrange todos os setores socioeconômicos que tem impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa ou que sofram os efeitos das mudanças climáticas. “A proposta é consultar a sociedade para construir um instrumento de política pública, que contenha as diretrizes e ações específicas para combate às mudanças climáticas no estado”, afirma.

Nunes ressalta que o trabalho tem o apoio da Agência Francesa do Meio Ambiente e Gestão da Energia (Ademe) e do Governo de Nord-Pas de Calais, região francesa. Minas Gerais e as duas organizações assinaram, em 2013, um termo de cooperação técnica que inclui, entre outras parcerias, o desenvolvimento de estudos e políticas públicas sobre o tema.

Segundo o gerente da Feam, a previsão é que o Plano seja publicado no final de 2014. “Teremos ainda a oportunidade de apresentar a experiência de Minas na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizada em 2015, na França”, explica.

Emerson Gomes
Ascom Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades