Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam realiza oficinas para construção do Plano de Energia e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

Ao todo serão realizadas 10 oficinas abordando todas as regiões de planejamento de Minas Gerais. As oficinas visam apresentar à sociedade os estudos e cenários elaborados e levantar as iniciativas já desenvolvidas em cada região, aprimorando o diagnóstico e identificando as barreiras e oportunidades locais. A primeira Oficina Regional do Plano Estadual de Energia e Mudanças Climáticas (PEMC) ocorreu na última semana de abril.

As oficinas de trabalho são elementos fundamentais da metodologia de elaboração do PEMC, que está sendo conduzido pela Feam e por consultores contratados no âmbito da Cooperação Internacional com a França. O Consultor Alexandre Florentin, que integra a equipe de elaboração do Plano, ressaltou a importância do trabalho. “O Plano é um dos principais eixos de atuação para enfrentar o desafio mundial relacionado às mudanças climáticas. Nosso objetivo é em 2015, quando acontecerá em Paris a Conferência das Partes 21 (COP 21), apresentar o bom exemplo de cooperação realizado entre a Feam e a Região de Nord-Pas de Calais na França”, disse.

Para saber onde serão realizadas as oficinas regionais clique no link: http://pemc.meioambiente.mg.gov.br/pt/metodo-participativo/agenda

Oficinas Institucionais – Além das oficinas regionais, estão sendo realizadas as oficinas institucionais, com o objetivo de apresentar, dentro de cada temática, os estudos e cenários já levantados pela Feam e colher subsídios de diversos órgãos governamentais a fim de completar e enriquecer as informações para elaboração dos planos setoriais. As primeiras oficinas ocorreram de 23 a 28 de maio e trataram dos temas: Resíduos e Efluentes; Recursos Naturais; Transportes; Energia e Agropecuária.

Cada reunião institucional contou com a participação de representantes das secretarias envolvidas com o tema. “É importante que o Plano seja construído com a participação de todos os atores envolvidos nas várias temáticas, incluindo a contribuição de secretarias e órgãos de governo, garantindo assim que o Plano se consolide como uma política de Estado, frisou a Presidente da Feam, Zuleika Torquetti.

Foto: Arquivo Sisema
elica matria
O estímulo às energias renováveis é uma das estratégias para mitigação das mudanças climáticas

Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais – O Plano Estadual visa traçar as diretrizes pra mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado, além de se constituir como uma política pública transversal e uma ferramenta de planejamento setorial e territorial. A previsão é que o Plano seja publicado no final de 2014. Para mais informações acesse http://pemc.meioambiente.mg.gov.br

Milene Duque
Ascom Sisema



FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades