Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

CMRR lança 2º etapa do Projeto Reciclando

PDFImprimirE-mail

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) por intermédio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social – Cimos, lança nesta quinta-feira, 22, a segunda etapa do Projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda.

O projeto assessora os municípios mineiros na implantação da coleta seletiva, assegurando a inclusão socioprodutiva dos catadores de material reciclável e promovendo a erradicação da catação nos lixões. Assim, garante a cidadania dos catadores por meio da valorização do trabalho. 

Nesta segunda etapa, o CMRR prestará assessoria técnica a 60 municípios, numa ação articulada para as regiões do Alto e Médio Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Central, Colar Metropolitano, Oeste de Minas, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Na primeira fase do projeto, foram atendidos 41 municípios que, após diagnóstico técnico social, passaram pelo processo de mobilização da comunidade local e organização dos catadores, para implantação da coleta seletiva. Essa envolveu capacitação de técnicos das prefeituras municipais, das associações de catadores e mobilização da sociedade civil.

O diretor executivo do CMRR, Cido Gonçalves, salienta o trabalho de sua equipe na ampliação da capacidade de atendimento do projeto para mais 60 municípios. “Isso demonstra a capacidade do governo de Minas de articular parcerias para implementação de uma política de estado onde as questões ambientais, sociais e econômicas, são confirmadas no processo de erradicação dos lixões”, disse o diretor.

CMRR

O CMRR é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam, do Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas, em parceria com o Sebrae Minas e apoio de empresas e entidades de classe.

Além de apoiar municípios e cidadãos na busca de uma nova consciência ambiental, o CMRR oferece oportunidades para a geração de renda e inclusão sócia produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

Informações:


2º etapa do Projeto Reciclando Oportunidades: Gerando Trabalho e Renda

Data: 22 de maio

Horário: 17h

Endereço: Av. Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte/MG

Contato:

Samuel Costa – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – (31) 3465-1203

Fontes para entrevista:

José Aparecido Gonçalves (CMRR) – (31) 3465-1203

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades