Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Rola-Moça recebe programa AmbientAção

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça tornou-se a segunda unidade de conservação estadual de Minas Gerais a adotar o programa Ambientação. Em solenidade realizada nesta terça (10/06), representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) selaram a parceria para fortalecer as ações voltadas para o consumo consciente e para a gestão de resíduos no Parque.

O coordenador técnico do Programa Ambientação, Ricardo Botelho, observa que a proposta é evitar o consumo excessivo de água, energia, papel, e copos descartáveis. Para implantar a coleta seletiva foram instalados kits com três coletores nas áreas administrativas do Parque. Cada um é preparado para receber papel, material reciclável e não reciclável.

“Na etapa inicial do trabalho foi feito um diagnóstico quantitativo e qualitativo do resíduo gerado no Parque”, explica Ricardo Botelho. “66% do resíduo identificado é reciclável e, a partir de agora, será doado para a Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região, a Coopersoli, localizada nas proximidades do Parque”, completa.

O programa Ambientação é coordenado pela Feam, em parceria com a Fundação Israel Pinheiro (FIP) e é desenvolvido em 76 instituições de Minas Gerais. O Parque Estadual do Itacolomi foi a primeira unidade de conservação a receber o programa, em dezembro de 2013.

Atitude


A presidente da Feam, Zuleika Torquetti, observa que o Ambientação é uma iniciativa que já extrapolou os prédios públicos. “A chegada às unidades de conservação amplia o objetivo do programa sensibilizando a todos que é possível fazer algo diferente e mudar nossa atitude”, afirma.

Foto: Arquivo Sisema

zuleika

Zuleika Torquetti, afirma, que as unidades de conservação ampliam os objetivos do programa  Ambientação

 

O gerente do Parque, Marcus Vinícius de Freitas, destaca que o aparentemente simples gesto de separar o resíduo implica uma grande mudança de comportamento. “Além dos funcionários do Parque, da APA Sul, do Ibama e da Copasa serão envolvidos no programa policiais e bombeiros militares, que têm unidades no Rola-Moça”, afirma.

Conselho Consultivo



Na mesma solenidade, os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça tomaram posse para o mandato entre 2014 e 2015. Os 32 integrantes do conselho têm a missão de discutir as questões ligadas ao cotidiano da unidade de conservação, buscando soluções conjuntamente.

Compõem o grupo, além do IEF, que administra a unidade de conservação, representantes de prefeituras dos municípios situados na área de abrangência do Parque, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno.

Para o diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior, a cerimônia de posse do Conselho é uma forma de compartilhar a unidade de conservação para a comunidade. “Todas as instituições reunidas tem um vínculo com o Parque e o diálogo é um exercício diário de fortalecimento das instituições democráticas”, afirma.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criado em 1994. Possui 3.941,09 hectares que abrigam seis importantes mananciais de água que garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da região metropolitana de Belo Horizonte.

Emerson Gomes
Ascom-Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades