Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam encerra processo participativo do Plano de Energia e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) promoveu, na tarde desta sexta-feira (14), o 1º Encontro Internacional Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC), evento de fechamento do processo participativo de 2014 para a construção do plano mineiro, que será apresentado no final deste ano. O objetivo foi discutir com secretarias estaduais, municípios, sociedade civil organizada e com representantes de instituições estrangeiras, como a Agence de I’Environnement et de la Maîtrise de I’Énergie (Ademe) e Agence Française de Développment (AFC), o diagnóstico elaborado pela Feam a partir da análise do perfil energético e climático de Minas Gerais e os cenários projetados.

Com o processo participativo, que teve início em abril deste ano, foi possível colher a opinião de diversos atores envolvidos direta ou indiretamente com o tema e facilitar o entendimento dos riscos e oportunidades relacionadas à energia e mudanças climáticas em Minas Gerais. Para isso, foram realizadas dez oficinas regionais no Estado a fim de apresentar à sociedade os estudos elaborados e levantar iniciativas já desenvolvidas em cada região. A Fundação também promoveu oficinas institucionais para apresentar os cenários levantados dentro de diversas temáticas, entre elas resíduos, transportes e agropecuária, a fim de complementar os planos setoriais.

“Esse processo que encerramos hoje nos deu oportunidade de discutir novas ideias e afiná-las com a experiência prática dando, assim, mais relevância ao Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais. Estamos considerando as perspectivas e iniciativas coletadas durante as oficinas regionais e buscando compreender as demandas locais. Hoje foram apresentadas as diretrizes e ações setoriais, resultado do processo participativo”, afirmou o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes.

O evento contou, também, com a participação da representante do Conselho Regional de Nord-Pas de Calais, localizado no Norte da França, Sandra Fernandes. Ela apresentou o Plano Territorial de Nord-Pas de Calais e a experiência francesa em relação ao tema mudanças climáticas. “Esse contato só foi possível pela existência de um amplo acordo de cooperação técnica entre o estado de Minas Gerais e Nord-Pas Calais desde 2009”, destacou Nunes.

PEMC

O Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC) é uma ferramenta de planejamento e gestão transversal que abrange todos os setores socioeconômicos que tenham impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa e/ou que sofram os efeitos das mudanças climáticas.

Trata-se de um instrumento de política pública, construído por meio de um processo participativo, cujo objetivo principal é traçar diretrizes e ações para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no território mineiro, visando assegurar a transição para uma economia de baixo carbono e um desenvolvimento sustentável no estado.

Ana Carolina Seleme
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades