Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Fórum apresenta desempenho do Programa AmbientAção

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) realizou, em parceria com a Fundação Israel Pinheiro, o 8º Fórum Institucional AmbientAção (FIA). O evento aconteceu na última sexta-feira (14/11), no Auditório Juscelino Kubitscheck (JK), na Cidade Administrativa. O principal objetivo do Fórum foi apresentar e discutir o desempenho do Programa Ambientação em cada instituição participante. Atualmente o programa é composto por 68 instituições, em 48 edificações, contemplando um público total de, aproximadamente, 30 mil pessoas.

A palestra de abertura foi proferida pelo Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Cláudio Junqueira, que falou sobre a atuação das comissões setoriais e sobre o Índice de Desempenho Ambientação (IDAmb). De acordo com o palestrante, todas as instituições que compõem o Programa estão do nível regular para cima, na tabela de desempenho. José Cláudio acredita que há muito a melhorar. “Os resultados apresentados até agora são satisfatórios, porém, existem alguns itens que devem ser revistos. Cada instituição tem suas peculiaridades e, às vezes, o resultado final de algumas é incompatível com outras”, disse. Ele ressaltou, também, que nesse momento de avaliação é que as Comissões Setoriais se tornam mais importantes. “Elas são a base do Programa, tanto para orientações quanto para fiscalização”, ressaltou.

Fotos: Arquivo Feam
jose_claudio_junqueira
José Cláudio Junqueira em sua explanação sobre a atuação das comissões setoriais e o Índice de Desempenho Ambientação

 

O resultado considerado mais significativo do Programa foi a redução no uso de copos descartáveis. “Esse quesito foi o grande sucesso do AmbientAção.  Muitas instituições que integram o Programa descartaram totalmente o uso deste material”, disse o palestrante. Na Cidade Administrativa, em 2013, houve a redução de 77% da utilização de copos descartáveis, o que corresponde a cerca de 1.500.000 unidades.
O evento também contou com palestras de nove instituições que apresentaram experiências e resultados do Programa em suas instituições. Ao final, cada Comissão Setorial pôde calcular o seu IDAmb e identificar quais aspectos ainda precisam ser melhorados.

8_forum_materia
Durante o evento foram apresentados resultados do Programa AmbientAção


Programa AmbientAção - Criado em 2003, o Programa visa  implementar ações de educação socioambiental, mobilização, comunicação, formação e capacitação, em instituições públicas de Minas Gerais, para a redução na geração de resíduos, a segregação de materiais potencialmente recicláveis como papel, plástico, metal e vidro e a redução no consumo de água, energia elétrica, copos descartáveis e papel A4. Todas essas ações são acompanhadas pelas Comissões Setoriais instituídas nos órgãos participantes.

Desde a criação do Programa já foram encaminhadas 920 toneladas de resíduos sólidos para a reciclagem somente na Cidade Administrativa, o que corresponde a 35%, dos resíduos sólidos gerados nos Edifícios Minas, Gerais e Palácio Tiradentes. Nas demais edificações atendidas pelo Programa, o total de resíduos encaminhados chega a 414.936,79 Kg, o que representa, em média, 74% dos resíduos potencialmente recicláveis gerados nessas instituições tendo a destinação adequada. Além disso, em 2013, na Cidade Administrativa, foram confeccionados 7.895 blocos com papel para reutilizar, o que significa 357.440 folhas de papel A4 reaproveitadas.

Outro destaque do Programa são as intervenções educativas que possibilitam a reflexão e gradativa mudança de comportamento dos servidores públicos, através de canais de comunicação e interação que possibilitam às instituições participantes a troca de experiências, o compartilhamento de soluções e a atuação em rede. São desenvolvidas diferentes estratégias de comunicação e mobilização incluindo intervenções teatrais, mágicas, cartazes e panfletos, quadro de avisos, boletim informativo, jogos, gincanas, atividades culturais e ecológicas, comunicação face-a-face e intranet.

Thaís Lopes
Ascom Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades