Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Boa prática ambiental na indústria é reconhecida pela Feam

PDFImprimirE-mail

O Projeto Reuso de Água no Processo Industrial, da Empresa Itambé Alimentos, foi o quarto caso de boa prática ambiental na indústria reconhecido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A implantação da boa prática pela Itambé visou reduzir a quantidade de água extraída dos poços artesianos. Para alcançar esse objetivo o empreendimento implantou o sistema de reuso da água retirada do processo de evaporação do leite. Atualmente, nas plantas de secagem de leite e de leite condensado em Minas Gerais e no Brasil, parte da água retirada é condensada e encaminhada para o setor de caldeiraria, mas o restante é descartado.
 
Foto: Arquivo Feam
boaprtica_itamb
O sistema contribui para diminuição dos impactos ambientais a partir do reúso da água
 
 
Na Itambé, além do reaproveitamento de água em caldeiras, a água condensada dos processos de evaporação é reutilizada no próprio processo industrial, após passar por um sistema de tratamento, o que permite o aproveitamento de 100% dessas águas.

Com a adoção dessa medida, o empreendimento conseguiu diminuir o consumo de água dos poços artesianos, além de reduzir a destinação de efluentes para a estação de tratamento e minimizar o consumo de insumos, entre eles a energia elétrica.

Segundo o Gerente de Produção Sustentável da Feam, Antônio Malard, a boa prática adotada pela Itambé Alimentos foi reconhecida pelos ganhos ambientais no processo industrial. “Recomendamos que essa prática seja difundida aos demais laticínios do Estado de Minas Gerais, que possuam as mesmas características do caso apresentado, como uma forma de uso sustentável dos recursos naturais”, frisou.

Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria – Criado pela Feam em parceria com a Fiemg, o banco de boas práticas tem como objetivo incentivar as práticas voltadas para a ecoeficência dos processos, e que induzam a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais.

Exemplos de boas práticas ambientais são aquelas relacionadas a ações que resultem na redução do consumo de água, energia, matérias primas e insumos, e também na eliminação ou redução de efluentes e resíduos.

Para conhecer o programa e o relatório da prática apresentada, clique aqui

Milene Duque
Ascom Sisema



FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades