Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam disponibiliza plataforma Clima Gerais

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de otimizar o apoio aos municípios mineiros em relação ao desenvolvimento de baixo carbono e sua adaptação territorial, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), por meio da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas, disponibiliza a plataforma Clima Gerais para adaptação às mudanças climáticas. O portal foi desenvolvido com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

De acordo com a analista ambiental Morjana dos Anjos, a plataforma Clima Gerais irá ajudar os municípios a se desenvolverem, considerando os riscos e oportunidades das mudanças climáticas. Para tanto, o site tem como missão compartilhar informações sobre as consequências das mudanças climáticas no Estado de Minas Gerais, divulgar as boas práticas realizadas em diversas regiões e direcionar os municípios com apoio técnico em seus projetos, além de dar orientações sobre linhas de financiamento.  A nova ferramenta contribui, também, para a busca de eficiência e alternativas energéticas, redução de emissões e gestão ambiental.

A analista ressalta, ainda, que a plataforma é um produto do Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC), que tem como objetivo promover a transição para a economia de baixo carbono. “O plano disponibiliza estudos relacionados à produção e consumo de energia e as vulnerabilidades associadas às mudanças climáticas. Em respostas a esses estudos, também se prevê ações para redução dessas vulnerabilidades”, afirma.


Figura2


No site é possível realizar buscas específicas por município. Nele, serão disponibilizados dados sobre o potencial de energias renováveis, sequestro de carbono da atmosfera nos setores da agricultura, pecuária e silvicultura, uso de combustíveis fósseis, além de variações de temperatura e precipitações. Em relação às boas práticas ambientais, a abordagem é feita para as seguintes temáticas: agropecuária, florestas, água, eficiência energética, energia renovável, resíduos e efluentes, transporte e mobilidade, urbanismo, entre outros. O portal conta, também, com conceitos básicos sobre energia e mudanças climáticas como: efeito estufa, aquecimento global, alterações climáticas, energia renovável, eletricidade, legislação, dentre outros.

 

Para conhecer a plataforma Clique Aqui.

Ascom/Sisema
Milene Duque

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades