Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de discussões sobre mudanças climáticas

PDFImprimirE-mail

A Feam participou nos dias 16 e 17 de Abril, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do ciclo de eventos “Clima Caravana no Brasil: rumo a COP21 em Paris”. O objetivo foi apresentar o Plano de Energia e Mudanças de Minas Gerais, buscando enfatizar as ligações entre a problemática global e as implicações locais no Estado.

 

A Feam foi convidada pela Embaixada da França no Brasil a participar do evento devido ao sucesso da cooperação entre os dois países para a elaboração do Plano de Energia e Mudanças Climáticas. O objetivo da Embaixada é se preparar para a Conferência das Partes 21 a ser realizada em Paris, na França, em dezembro de 2015, onde 196 países irão se reunir na busca de um consenso sobre como lidar com as mudanças climáticas vividas em todo o mundo.

 

Com a realização do ciclo de eventos, a Embaixada Francesa pretende envolver a comunidade acadêmica na discussão mundial, alertando, sensibilizando e conscientizando as comunidades para a elaboração de propostas e ações locais concretas. “No evento, apresentamos o Plano de Energia e Mudanças Climáticas com o recorte para a região do Jequitinhonha-Mucuri, focando os desafios e oportunidades locais”, disse o Gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes.

 

Crédito foto: Embaixada Francesa

Exposição sobre mudança climática Espaço JK UFVJM Campus I 17 abr 2015 03

Felipe Nunes (à direita) participou das discussões relativas às mudanças climáticas.

 

De acordo com o gerente, o Plano foi pensado de maneira regionalizada, com ações específicas para lidar com as diferentes localidades e níveis de sensibilidade, exposição e capacidade de adaptação aos impactos climáticos. “O tema de energia e mudanças climáticas está no topo da política internacional e nacional e está descendo para o nível regional e local. A intenção é ampliar a participação das universidades para essas discussões e sensibilizá-los para o tema, atingindo, também, as comunidades e projetos locais”, frisa Felipe.

 

Plano de Energia e Mudanças Climáticas

O Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC) é uma ferramenta de planejamento e gestão transversal e abrange todos os setores socioeconômicos que tenham impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou que sofram os efeitos das mudanças climáticas.

 

Trata-se de um instrumento de política pública, construído por meio de um processo participativo, cujo objetivo principal é traçar diretrizes e ações coordenadas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no território mineiro, visando assegurar a transição para uma economia de baixo carbono e um desenvolvimento sustentável no estado.

 

O PEMC é o pontapé para que Minas reduza a vulnerabilidade às mudanças climáticas e articule as diferentes iniciativas já desenvolvidas, dentro de uma estratégia territorial. As ações previstas (nas áreas de Energia, Agricultura, Florestas e outros Usos do Solo, Transportes, Indústria e Resíduos) podem gerar uma redução comparativa de 22% a 24% das emissões dos gases de efeito estufa no Estado até 2030.

 

Caso as ações não sejam executadas, estimativas indicam um crescimento de cerca de 60% nas emissões e que os impactos decorrentes das mudanças climáticas para a economia estadual podem alcançar até R$ 450 bilhões. “As perdas são relevantes caso nada seja feito para redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas. O clima representa hoje um sério risco para o desenvolvimento estadual”, avalia Felipe Nunes. De 2008 a 2014, Minas já somou prejuízo de mais de R$ 12 bilhões devido aos eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e enchentes.

 

Exposição

A UFVJM recebeu, também, a exposição “Rios, climas e Homens”, cedida pela embaixada da França no Brasil. Nela, os visitantes podem apreciar, por meio de painéis, os grandes rios do planeta, os recursos por eles providos e os meios de transporte que representam e que são essenciais para o desenvolvimento regional. Os painéis retratam ainda os eventos do El Ninõ, La Ninã, monções asiáticas, secas, furacões e como as mudanças climáticas impactam as bacias hidrográficas do mundo.

 

 Crédito foto: Embaixada Francesa

Exposição sobre mudança climática Espaço JK UFVJM Campus I 17 abr 2015 27

Alunos de escolas da região participaram do encontro.

 

A exposição permite o envolvimento de crianças, escolas, municípios, administradores e empresários locais na questão climática. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 12 de junho com agendamento prévio pelo telefone (38) 3632.6002.

 

Ascom/Sisema

Milene Duque

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades