Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Metodologias desenvolvidas pela Feam serão tema de vídeo da ONU

PDFImprimirE-mail

A metodologia desenvolvida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para estimar a pegada de carbono das atividades da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014, juntamente com as medidas de mitigação implementadas no estado, serão tema de vídeo da ONU sobre a os mecanismos para compensação das emissões da Copa do Mundo no Brasil. As gravações ocorreram na última terça-feira (06/07) no estádio Mineirão.

De acordo com o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a estimar oficialmente as potenciais emissões de gases de efeito estufa da Copa do Mundo e desenvolver um plano de ação para redução e compensação. O estudo da pegada de carbono em Minas considerou um critério de responsabilidade financeira de todos os organizadores e atores envolvidos (Governo Federal, Estados, Municípios e FIFA), o que possibilitou a definição das responsabilidades de cada ente federativo. A experiência mineira contribui, ainda, para a elaboração da metodologia oficial brasileira de contabilização das emissões de gases de efeito estufa no âmbito do “Projeto Gestão das Emissões de GEE da Copa”. (Para mais informações, clique aqui).

 

Crétido: Janice Drumond

0805

O Gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, concedeu entrevista para a gravação de vídeo da ONU

As emissões decorrentes da realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 totalizaram 1.414.334 toneladas de CO2 equivalente, sendo que as medidas de mitigação desenvolvidas pelas cidades/estados responsáveis totalizaram uma redução total de cerca de 14% das emissões. A fim de complementar o esforço de mitigação, o governo federal coordenou as doações de créditos de carbono que totalizaram 545.500 toneladas de CO2 equivalente, que compensaram 39% das emissões totais.

 

Crétido: Janice Drumond
0805-2
Umas das ações de mitigação foi a instalação de painéis fotovoltaicos para iluminação do Estádio Mineirão

O gerente ressalta que “apesar dos bons resultados alcançados em termos de articulação governamental e redução do impacto das emissões de gases de efeito estufa resultantes da Copa do Mundo no Brasil, ainda há muitos desafios pela frente, como a necessidade de inserir critérios e tecnologias associadas a uma economia de baixo carbono na condução de grandes eventos e obras de infraestrutura no Brasil”.

 

Acesse aqui o estudo completo

 

Diogo Franco
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades