Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo de Minas Gerais irá investir mais de R$ 1 bilhão em energia solar

PDFImprimirE-mail

Para impulsionar o investimento na produção de energias alternativas, o Governo do Estado irá viabilizar linhas de financiamento de mais de R$ 1 bilhão, a serem investidas em energia solar.

No último mês, o Governo Estadual sancionou a Lei 21.713, que estimula a produção e a comercialização de energia de fonte solar. Esse tipo de projeto consiste em fornecer incentivos fiscais para a construção de parques solares capazes de produzir energia para Minas Gerais.

De acordo com a analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Morjana dos Anjos, cerca de metade do território do Estado tem uma radiação solar média favorável à instalação de sistemas de produção de energia solar.

Morjana cita vários benefícios que a energia solar traz para a população mineira, dentre eles, o fato de ser uma energia inesgotável, o que, de acordo com a analista, confere à população uma segurança energética, ou seja, há uma garantia do fornecimento.

O potencial de energia solar em Minas Gerais é maior do que em regiões consideradas menos desenvolvidas, o que permite a criação de novos empregos. A Energia Solar é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico dessas regiões.

 

Crédito: Janice Drumond
110615
Placa fotovoltaica instalada no Estádio Mineirão


Tal energia reduz a dependência energética da população em relação a outras fontes, principalmente no atual cenário de crise hídrica. Também confere autonomia, uma vez que sua utilização independe de importação de energia de outros países.

A analista ambiental destaca o fato desse tipo de energia vir a complementar a necessidade atual da população, porém ela cita que, infelizmente, o custo de produção relativo às usinas solares, quando comparado às outras fontes, aparece como o principal obstáculo para o desenvolvimento dessa fonte de energia.

“Assim, a tarifa média proveniente da energia solar seria muito mais elevada do que a tarifa média praticada hoje em dia, mas a expectativa é que os custos diminuam nos próximos anos, tornando a fonte mais atrativa.”, afirma Morjana dos Anjos.

Para viabilizar a produção e comercialização dessa fonte energética, o Governo priorizou algumas ações no primeiro trimestre deste ano, como a implantação de parques solares de energia fotovoltaica, que podem ser viabilizados a partir de leilões federais ou estaduais.

O primeiro leilão estadual está previsto para este mês, à qual serão selecionadas as empresas que serão produtoras de energia suficiente para alimentar o consumo médio de 120 mil famílias.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), as regiões mais propícias para o uso dessa energia são Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro, por causa da quantidade e intensidade da luz do sol, entre outros fatores.

Ainda dentro desse projeto, o Governo está criando medidas para que as fábricas produtoras das placas de energia solar sejam instaladas em Minas. Assim, além de mais empregos, as empresas vencedoras do leilão instalarão seus parques solares utilizando placas fotovoltaicas montadas no próprio Estado.

O número de parques e empresas será definido no leilão, e a previsão para funcionamento é até 2017.


Karoliny Alvarenga
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades