Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Documento lançado na COP 21 apresenta princípios norteadores para municípios

PDFImprimirE-mail

Foi lançado nesta sexta-feira (04/12), durante a Conferência de Paris (COP21), o Guia com princípios norteadores para o planejamento municipal de combate às mudanças climáticas. O Guia foi lançado pelo Programa das Nações Unidas para as Cidades (UM HABITAT) e contou com a participação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas.

Foto: Felilpe Nunes

França2ºDia2

O lançamento aconteceu na Zona Azul, estúdio de mudanças climáticas, e representa uma ferramenta prática para o desenvolvimento de políticas públicas e modelos de gestão que sejam compreensivos, coerentes e efetivos para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promoção da resiliência territorial para os municípios.

De acordo com o documento, os princípios-guias para o planejamento de ações climáticas das cidades foram desenvolvidos por meio de um processo participativo, com duração de um ano, e com o envolvimento de diversos parceiros e stakholders (partes interessadas).

O processo, coordenado pela ONU – Habitat, incluiu um encontro de parceiros em Lima, no Peru, em Dezembro de 2014; uma pesquisa com parceiros e stakeholders, em fevereiro de 2015 e o Encontro do Grupo de Especialistas em Olso e Bonn, nos meses de Março e junho de 2015, respectivamente.

Cerca de cem pessoas contribuíram com a elaboração do Guia, que colheu, aproximadamente, 44 endossos de organizações parceiras.

Mais informações sobre o Guia acesse: www.unhabitat.org/cop21-guiding-principles-for-city-climate-action-planning-annex/

Milene Duque

Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades