Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa Ambientação lança Campanha para descarte adequado de resíduos na CA

PDFImprimirE-mail

O Programa Ambientação realiza, de 5 a 19 de abril, a Campanha de descarte adequado dos resíduos na Cidade Administrativa (CA). O Programa Ambientação, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), desenvolve ações de educação ambiental no cotidiano do funcionalismo público de Minas Gerais.

O objetivo final da Campanha é conscientizar os funcionários da CA sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo produzido, uma vez que a parte reciclável é doada para três entidades de materiais recicláveis: Asmare, Comarrin e Coopervesp.

Ao final da campanha, será produzido um diagnóstico que irá subsidiar novas ações de sensibilização e elaboração de procedimentos que contribuam para a melhoria da gestão e para o gerenciamento dos resíduos.

O sistema de coleta seletiva implantado na CA é o modelo simplificado, que atende as exigências das cooperativas e associações de catadores que coletam os resíduos recicláveis gerados no complexo. O coletor azul é destinado aos papéis, o verde aos resíduos recicláveis e o cinza aos não recicláveis.

Crédito: Equipe Ambientação

ambientacao130416-2

Legenda: Equipe da comissão gestora Ambientação

O descarte de resíduos de forma inadequada nos coletores prejudica todo o sistema de gerenciamento, em especial, os catadores, uma vez que compromete o tempo e os esforços gastos na coleta e triagem dos resíduos que não podem ser aproveitados, e ainda altera o custo do transporte de material que não será comercializado.

A destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na CA depende da ação dos servidores, da equipe de limpeza e dos catadores. Contudo, o agente principal é o servidor, pois sua postura definirá o destino de cada resíduo descartado no coletor.

Crédito: Equipe Ambientação

ambientacao130416

Legenda: Realização de visita e conferência de coletor na CA

 “Para nós, servidores, o esforço de descartar corretamente os resíduos é mínimo, mas o resultado desta ação é de grande importância para as famílias que dependem da venda desses materiais”, observa a engenheira e gestora ambiental, Ana Paula Aleixo.

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades