Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Semana do Meio Ambiente apresenta soluções práticas à sociedade

PDFImprimirE-mail

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) organizou uma série de eventos voltados para a sociedade mineira. Com tema "Construindo o Presente", a programação irá abordar o gerenciamento de resíduos, a inovação sustentável, a diversificação da matriz energética, o financiamento de instrumentos econômicos e a gestão dos efluentes atmosféricos no Estado. As programações acontecem de 07 a 09 de Junho. Acesse aqui a programação completa e faça sua inscrição.

 

A abertura da Semana acontece nessa terça-feira (07/06), das 19h às 21h30, no Auditório da Newton (Av. Presidente Carlos Luz, 220 – Caiçara), com a participação do presidente da Feam, Diogo Melo Franco; do reitor da Newton, João Paulo Barros Beldi e do coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique da Silva.

O evento contará com a palestra magna, “A reciclagem de Resíduos no Brasil: situação atual e desafios a serem superados”, proferida pelo diretor executivo do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

 

Na ocasião, será lançado o Programa de Coleta Seletiva da Faculdade, por meio da assinatura de um protocolo de intenções entre a Feam, O Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais reaproveitados de Belo Horizonte (Asmare). O protocolo tem como objetivo a cooperação mútua entre os partícipes para a implementação do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos no âmbito do Centro Universitário Newton Paiva.  

 

Na quarta-feira (08/06), acontece o “Seminário de Energias Renováveis, Energia Solar e Eólica, com a realização de três painéis: Painel I: Inovações Sustentáveis ao Meio Ambiente; Painel II: Diversificação da Matriz Energética e Painel III: Financiamento e Instrumentos Econômicos. Os painéis têm como objetivo a interação entre os atores envolvidos com o planejamento e a pesquisa de energias renováveis e inovações tecnológicas para o setor de energia no Estado.

 

Além disso, pretende-se debater sobre a necessidade de apoio e diversificação das energias renováveis na matriz energética de Minas Gerais, bem como o crescimento da geração distribuída e o desenvolvimento do setor por meio de financiamentos e subsídios. O seminário acontece no Auditório da Newton, das 9h às 18h.

 

O Seminário “Qualidade do Ar”, com o Painel: Gestão dos Efluentes atmosféricos no Estado - Métodos de medição, análises e perspectivas, acontece na quinta-feira (09/06), no Auditório do Cefet, Avenida Amazonas, 5252 – Nova Suíça, a partir das 14h. O Seminário fará uma apresentação de como o monitoramento da qualidade do ar é realizado no Estado e fará uma abordagem conceitual, a fim de esclarecer as diferenças entre emissões atmosféricas e qualidade do ar; poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.

Será apresentado, também, o índice de qualidade do ar e outras ferramentas de análise ambiental, tais como o uso da modelagem de qualidade do ar e perspectivas futuras quanto à incorporação de novos instrumentos e estudos.

 

No evento, será formalizada uma parceria entre a Feam e o Cefet MG para estudo dos dados do monitoramento da qualidade do ar da Região Metropolitana. A parceria possibilitará o fornecimento de amostras de filtros de material particulado, para que sejam realizadas análises científicas. Os resultados do estudo serão importantes para avaliação do cenário de efluentes atmosféricos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Um evento organizado pelo Hospital Militar, nos dias 07 e 08/06, também faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Feam. Nesse dia, estão previstas palestras sobre os temas: Práticas do Consumo Consciente e o Programa Ambientação, e sobre o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O evento será realizado no Auditório do Prédio Administrativo do Hospital Militar, na Avenida do Contorno, 2787, Santa Efigênia, das 8h às 10h.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado, anualmente, no dia 5 de junho. O Dia foi instituído em 1972, em Estocolmo, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano e foi criado com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

 

Todo ano é escolhido um tema diferente para a comemoração. Em 2016, o tema abordado e escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tratará da luta contra o comércio ilegal de animais silvestres.

 

Milene Duque
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades