Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Gestão e gerenciamento de resíduos de serviço de saúde são temas de evento

PDFImprimirE-mail

A gestão e o gerenciamento extra estabelecimento dos resíduos de serviço de saúde em Minas Gerais foram apresentados, na manhã desta terça-feira (08/06), durante treinamento anual do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Militar de Minas Gerais. A palestra é uma das ações promovidas na semana do meio ambiente, comemorada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

 

A gerente de resíduos especiais da Feam, Alice Libânia, apresentou as etapas da gestão e do gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) em Minas Gerais e relatou como funciona cada uma, partindo do armazenamento e passando pela coleta e transporte externos desses resíduos, transbordo ou estação de transferências, até a destinação final ambientalmente adequada.

 

Crédito: Janice Drumond

070616-alice

Alice Libânia apresentou as etapas da gestão e do gerenciamento de RSS

 

As formas de disposição final dos resíduos foram apresentadas pela analista ambiental da Feam, Luiza Betim. De acordo com ela, existem os tipos de disposição de autoclavagem; micro-ondas; incineração; desativação eletrotérmica; desinfecção química e disposição final em aterro sanitário de resíduos perigosos Classe I. “Podemos citar, também, outras formas como a reciclagem, a compostagem e a logística reversa de embalagens, medicamentos, lâmpadas, pilhas e baterias”, disse.

 

Luiza Betim também falou de um importante instrumento para a gestão dos resíduos de saúde, estabelecido na Deliberação Normativa Copam 171/2011. De acordo com o artigo 16 da DN, a unidade de tratamento e de disposição final que recebe RSS deverá apresentar à Feam, a Declaração da Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde. “Por meio da declaração é possível realizar o panorama da destinação dos RSS”, afirmou.

 

Crédito: Janice Drumond

070616-luiza

Legenda: As formas de disposição de RSS foram apresentadas durante treinamento

 

O último diagnóstico divulgado pela Feam mostra que 57,24% do lixo gerado pelos estabelecimentos de saúde, de 524 municípios mineiros, vão para o aterro sanitário. O estudo foi elaborado com base nas informações contidas nas declarações enviadas à Feam por 17 empreendimentos privados e oito públicos, responsáveis pela gestão do tratamento e disposição final dos resíduos gerados por hospitais, postos, unidades básicas, clínicas odontológicas, de estética, funerárias, laboratórios, farmácias e outros serviços.

 

No ano base 2013, os 524 municípios que enviaram o relatório geraram 34,4 mil toneladas de resíduos de serviços de saúde. Do total de material recolhido, aproximadamente 19,5 mil toneladas tiveram como destino o aterro sanitário (57,4%). Outras 8,6 mil toneladas (25,32%), foram incineradas e 5,9 mil toneladas (17,43%), passaram pela autoclavagem, ou seja, por um sistema de tratamento térmico para reduzir o grau de contaminação e depois levadas para o aterro sanitário.

 

Programa AmbientAção

 

Os servidores da área administrativa do Hospital Militar tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Ambientação desenvolvido pela Feam. O Programa de comunicação e educação socioambiental realiza e promove a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano do funcionalismo público estadual.

 

Presente em mais de 70 instituições, o Programa atinge cerca de 30 mil pessoas e tem como metas o estímulo à reflexão e à mudança de atitudes; a motivação de ações ambientalmente corretas; a promoção da participação e da melhoria na qualidade do ambiente de trabalho; o incentivo à melhoria da qualidade de vida; o uso racional dos recursos disponíveis, além da destinação adequada dos materiais recicláveis e a possibilidade na melhoria da gestão dos recursos.

 

Crédito: Janice Drumond

070616-miriam

Legenda: Servidores da área administrativa do Hospital Militar conheceram o AmbientAção

A coordenadora do Programa, Miriam Dias, também falou aos participantes sobre o consumo consciente e de como deve ser a participação de cada um, a fim de compatibilizar as questões ambientais, sociais e econômicas.

 

Milene Duque

Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades