Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Seminário da qualidade do ar é tema da programação do meio ambiente

PDFImprimirE-mail

Para encerrar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) promoveu, no campus I da unidade Cefet, o Seminário da Qualidade do Ar com o tema Gestão dos Efluentes Atmosféricos no Estado: métodos de medição, análise e perspectivas.

 

O objetivo do Seminário foi divulgar e estabelecer o debate acerca do monitoramento e gestão de qualidade do ar na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o geógrafo e analista ambiental da Feam, Lucas Guimarães Viana, torna-se essencial, dentro do escopo de mecanismos da gestão ambiental, a realização de estudos de avaliação e monitoramento da poluição do ar, de forma a direcionar os esforços no combate à poluição e tornar as ações efetivas, a fim de manter níveis seguros de concentração de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente na atmosfera.

 

A mesa de debates contou com a participação do presidente da Feam, Diogo Melo Franco; do diretor de pesquisa e pós-graduação do Cefet-MG, Professor Conrado de Souza Rodrigues; do chefe do departamento de química do Cefet-MG, Professor Pierre André França de Brot e a diretora de Gestão da Qualidade Ambiental da Feam, Irene Albernaz Arantes.

 

O presidente da Feam lembrou que “incêndios florestais também impactam na qualidade do ar” e destacou a importância de aliar o conhecimento às ferramentas práticas, na busca de uma melhor qualidade do ar.

 

Na oportunidade, foi assinado Protocolo de Intenções com a finalidade de cumprimento de acordo de cooperação técnica em trabalhos de avaliação da composição inorgânica de amostras de material particulado inalável, proveniente das estações fixas de monitoramento da qualidade do ar da região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Crédito: Janice Drumond

140616-2

Presidente da Feam, Diogo Melo Franco, assina protocolo de intenções com o Cefet

 

O geógrafo e analista ambiental da Feam, Lucas Guimarães Viana e a doutora e professora do Cefet-MG, Patrícia Rezende, ministraram a palestra “Gestão dos Efluentes atmosféricos no Estado de Minas Gerais: métodos de medição, análises e perspectivas”.

 

Foram destacados a legislação que regulamenta as políticas pública, os métodos de monitoramento da qualidade do ar, as metodologias utilizadas, a modelagem de dispersão, poluentes monitorados, a composição de material particulado, entre outros.

 

Crédito: Janice Drumond
140616-3
O analista ambiental, Lucas Viana, durante palestra no Cefet

 

 Durante o Seminário, foi citado, também, um projeto de pesquisa que abrange a avaliação espacial e sazonal da concentração de metais e metaloides em material particulado da região metropolitana de Belo Horizonte. A partir da pesquisa, pretende-se revisar os limites para as fontes fixas emissoras de poluentes já estabelecidas, além de criar novos limites quanto à toxidade, o que poderá proporcionar uma melhoria da saúde respiratória da população.

 

De acordo com a professora Patrícia Rezende, “a temática é de caráter multidisciplinar e é necessário atrair a atenção da comunidade para poluição do ar”.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades