Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam acompanha sistema de gestão de resíduos do Mineirão

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Programa Ambientação, realizou nos dias 29 e 30 deste mês, vistoria no Estádio Mineirão com o objetivo de conhecer e apontar melhorias no sistema de gestão de resíduos para os Jogos Olímpicos 2016. O programa desenvolve ações de educação ambiental junto ao funcionalismo público do Estado. O objetivo da visita foi caracterizar o manuseio, acondicionamento, coleta, transporte, reuso e reciclagem, tratamento e disposição final do lixo produzido em dias de partida de futebol. O Mineirão irá sediar dez jogos de futebol em sete dias alternados dentro da programação dos Jogos Olímpicos, que iniciam no Rio de Janeiro em 5 de agosto.

 

Segundo Rodolfo Fernandes, analista ambiental do Programa Ambientação/Feam e ponto focal para sustentabilidade pela Minas2016, a visita foi importante para verificar antes dos jogos como é o trabalho de gestão de resíduos no estádio. O resultado será reportado pela Minas2016 à comissão organizadora da Rio2016. “É importante conhecer o sistema antes dos jogos iniciarem. Nosso papel foi verificar como é feita a coleta, acondicionamento, para onde os resíduos são encaminhados e apontar melhorias. O sistema no Mineirão é satisfatório, a infraestrutura atende as exigências da Rio2016”, afirmou o analista, que participou do Tour da Tocha em Minas Gerais e irá atuar nos jogos olímpicos no Mineirão.


Crédito: Arquivo Ambientação
010716
Técnicos fizeram uma visita técnica ao Mineirão


Na quinta-feira (30/6), os técnicos acompanharam o funcionamento do estádio durante a partida de futebol entre Atlético Mineiro e Botafogo. Os responsáveis pelo estádio e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare) se uniram para distribuir sacolas biodegradáveis aos torcedores. A intenção é facilitar o recolhimento de resíduos nas arquibancadas.  

 

Crédito: Arquivo Ambientação
010716-2
Torcedores receberam sacolas biodegradáveis durante jogo entre Atlético e Botafogo

 

 

Segundo a engenheira ambiental do Mineirão, Bárbara Freitas, para coletar os resíduos após os jogos, as empresas de limpeza terceirizadas recolhem os não recicláveis e a Asmare retira os recicláveis nos bares e coletores espalhados pelo estádio. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os sistemas de coleta seletiva e de logística reversa devem priorizar a participação dos catadores de materiais recicláveis. A Asmare, segundo Bárbara Freitas, tem contrato firmado com o Mineirão para recolhimento, triagem e comercialização dos recicláveis gerados nos dias de jogos.

 

Acesse www.minas2016.mg.gov.br e acompanhe as ações do Governo de Minas Gerais para os Jogos Olímpicos 2016.

 

Patricia Giudice
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades