Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Sistema de Gestão de Resíduos divulga resultado do monitoramento dos Jogos no Mineirão

PDFImprimirE-mail

Durante os jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 realizados no Estádio Mineirão, foram coletadas mais de três toneladas de materiais recicláveis, entre copos descartáveis, latinhas, papel, plástico e garrafas pet. O dado é do Time de Sustentabilidade e Gestão Ambiental das Olimpíadas 2016 em Belo Horizonte, que desenvolveu ações socioambientais durante as 10 partidas distribuídas em 7 dias (três deles com rodada dupla).

 

Segundo Rodolfo Fernandes, analista ambiental do Programa Ambientação, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Guia de Sustentabilidade para os Jogos Rio 2016, elaborado pelo Comitê Organizador Rio 2016, está sendo executado e acompanhado pela equipe da Rio 2016, Mineirão, Feam e pelo Núcleo de Articulação Minas 2016. “O trabalho vem apresentando ótimos resultados, graças ao empenho de toda a equipe, o que tem garantido que as ações sustentáveis dentro do Estádio Mineirão sejam eficientes”, disse Fernandes.

 

Ainda de acordo com o analista, as ações propostas e desenvolvidas possibilitaram uma melhoria na qualidade da coleta seletiva feita dentro do estádio pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare). “Isso possibilitou uma gestão eficiente de todo o processo, além de garantir que as ações permaneçam e fiquem como legado para o estádio em eventos futuros”, afirmou.

 

A engenheira ambiental do Mineirão, Bárbara Freitas, ressaltou que a presença da equipe durante os jogos olímpicos foi de extrema importância para a melhoria do atual sistema de gestão de resíduos do Estádio. “Eles acompanharam as etapas de acondicionamento, coleta, triagem e transporte dos resíduos antes mesmo do início dos jogos olímpicos. Desta forma, puderam identificar gargalos e propor melhorias no processo, como a inclusão de coletores específicos para o recebimento de marmitex de isopor, o que facilitou o processo de triagem dos resíduos recicláveis, hoje realizada pela Asmare. A implementação desta e de outras sugestões não ocorrerá somente durante os jogos olímpicos, elas ficarão de legado para o Estádio”, disse.

 

O Gerente Adjunto de Limpeza e Resíduos da Rio 2016, Danilo Siqueira, reforça que o compromisso da Rio 2016 é realizar jogos com responsabilidade ambiental, social e econômica, no planejamento, durante as competições e no pós-evento, garantindo que as atividades desenvolvidas na Cidade do Futebol (Mineirão) sejam feitas com o menor impacto ambiental negativo possível.

 

As ações de caráter ambiental realizadas no Mineirão, em Belo Horizonte, são de responsabilidade da Área Funcional Cleaning and Waste (Limpeza e Resíduos) / CAW, que acompanha, orienta e presta suporte às outras áreas funcionais para o desenvolvimento dos trabalhos. As principais ações estão ligadas ao descarte adequado dos resíduos gerados, à orientação e acompanhamento do efetivo de limpeza na separação e armazenamento dos materiais recicláveis, o acompanhamento da parceira firmada com a Asmare para a triagem dos materiais dentro do Mineirão e para o recebimento como doação dos recicláveis.

 

“O compromisso de CAW é trabalhar de maneira que as ações desenvolvidas durante os jogos continuem sendo trabalhadas após os jogos, o que chamamos de “legado”, e dessa forma, contribuir com a instalação que acolheu alguns jogos de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse Siqueira.

 

Crédito: Renata Silva 

230816

Gestão de resíduos no MIneirão

 

Ações de Sustentabilidade no Estádio

 

Pensando no meio ambiente, o Estádio Mineirão já adota práticas sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva, geração de energia limpa e renovável, por meio da usina solar fotovoltaica instalada na cobertura do estádio e o reaproveitamento de diversos tipos de resíduos. Todo esse trabalho faz parte do Projeto “Gigante Pela Natureza”, que tem por objetivo ser referência em gestão ambiental responsável, com a realização de um trabalho de conscientização e participação da sociedade em questões de sustentabilidade.

 

O primeiro passo para cumprir com o objetivo do projeto foi a celebração de uma parceria com a Asmare, uma das maiores associações de catadores de materiais recicláveis do país. Desta forma, toda a responsabilidade sobre o ciclo de vida de um produto é compartilhada entre os setores público, privado e sociedade, promovendo  a inclusão social dos catadores diretamente envolvidos.

 

Além disso, o Mineirão é o único Estádio do país a receber o selo Platinum do Leadership in Energy and Environmental Design - LEED, que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países.  O selo tem o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação de edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O Mineirão cumpriu oito itens considerados como pré-requisitos para a obtenção do selo e ainda apresentou inovações sustentáveis que não eram exigidas pela U.S Green Building Council, o que gerou uma alta pontuação e resultou no Selo Platinum.

 

No site oficial também é possível encontrar outras informações sobre o projeto. Clique aqui.

 

 

Núcleo de Articulação Minas 2016

 

O Núcleo de Articulação Minas 2016 foi criado em 15 de abril de 2015, pelo governador Fernando Pimentel, com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega, ao todo, 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas visando aumentar a economia dos recursos e eficiência das medidas adotadas.


Acesse www.minas2016.mg.gov.br e acompanhe as ações do Governo de Minas Gerais para os Jogos Olímpicos 2016.

 

Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades