Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Aproveitamento de correias é incluído no Banco de Boas Práticas Ambientais

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), juntamente com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), reconheceram mais uma iniciativa voltada para a ecoeficiência dos processos produtivos. A Ação da empresaArcelor Mittal Mineração Serra Azul, no qual faz o aproveitamento de correias transportadoras, descartadas pelo tempo de uso ou desgaste, foi inserido no programa“Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria”. As correias são utilizadas, agora, no sistema pluvial da empresa.

 

Antes dessa iniciativa as correias transportadoras descartadas pelo tempo de uso configuravam um passivo ambiental, pois possuíam difícil destinação final.

 

Com a prática, o empreendimento deixou de enviar as correias transportadoras descartadas pelo tempo de uso para aterro industrial e passou a utilizá-las como matéria-prima na construção de canaletas de drenagem pluvial nas dependências da empresa.

Dessa forma, do ponto de vista ambiental, embasado nos argumentos apresentados pela empresa e em visita técnica realizada às instalações da mineração, o estudo de caso pôde ser classificado como uma “Boa Prática Ambiental”.

 

Para conhecer a boa prática, clique aqui.

 

O Banco de Boas Práticas

 

O Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria foi criado pela Feam e pela Fiemg para incentivar as iniciativas voltadas para a ecoeficência dos processos, e que induza a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais. Exemplos de boas práticas ambientais são aquelas relacionadas a ações que resultem na redução do consumo de água, energia, matérias primas e insumos, e também na eliminação ou redução de efluentes e resíduos.

 

Os casos práticos, muitas vezes demonstram que, além de minimizar a exposição das atividades econômicas a passivos ambientais, ações e projetos voltados à gestão ambiental permitem aprimorar a produtividade e podem gerar benefícios econômicos reais.

 

Renata Cezarina
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades