Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam participa de Capacitação em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participam, de 23 a 25 de maio, da "Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas - Território de Desenvolvimento Metropolitano”, que acontece na Puc Minas Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A capacitação tem como objetivo qualificar profissionais que trabalham com a prevenção e aprimorar os conhecimentos sobre ações de preparação para desastre, bem como medidas de respostas emergenciais. O evento foi realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tendo a Feam como parceira.

Na mesa de abertura estavam presentes o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara, o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, o comandante da 2ª Região de Polícia Militar de Contagem, coronel Antônio Sales Fiúza, o secretário adjunto de Defesa Social de Contagem, coronel Irani Saraiva Avelar, o coordenador adjunto de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Coronel Juliano Cançando Dias, a chefe da Sessão de Planejamento do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, capitã Adriana Ferreira Nunes e o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Contagem, major Paulo Roberto Silva.

Crédito: Janice Drumond
EventoDefesaCivil1
Felipe Nunes compôs mesa na abertura do evento

O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, fez uma apresentação sobre a introdução à Ciência das Mudanças Climáticas. Ele iniciou a palestra falando da urgência de se usar a ciência e as melhores técnicas disponíveis para que se possa desenvolver bons serviços de proteção e defesa civil para a população do Estado de Minas Gerais. “Queremos construir uma agenda em que cada vez mais proteção, defesa civil, mudanças climáticas e eventos extremos estejam no dia a dia das pessoas e das instituições que fazem o sistema de proteção e defesa civil”, ressaltou.

“O conteúdo da apresentação foi pensado para mostrar para vocês as melhores técnicas disponíveis, para que vocês tenham conhecimento e transformem essa informação em ação, tanto na parte de prevenção quanto mitigação e recuperação de desastres climáticos”, pontuou o gerente.

Outro ponto destacado pelo gerente foi a necessidade, cada vez maior, de se tomar cuidado com informações falsas. “Hoje, com a o advento da Internet, temos informações ao alcance de todos, mas é preciso checar com bastante cuidado se as informações que estamos utilizando e divulgando vêm de fontes confiáveis, de sites oficiais, que trabalham com dados científicos”, acrescentou.

Crédito: Janice Drumond
EventoDefesaCivil2
O gerente de energia e mudanças climáticas falou sobre a introdução à ciência das mudanças climáticas

Segundo o gerente é necessário que as instituições municipais que trabalham com sistemas centralizados de informações façam um planejamento constante de suas ações. “Precisamos pensar nos nossos sistemas de proteção e defesa civil e isso inclui  treinamento de pessoal, mapeamento de áreas de risco e, principalmente, educação e sensibilização da população”, destacou.

Nunes disse também que algumas ações simples podem resolver questões que parecem complexas. “Os dados de uma determinada estação de monitoramento podem representar os do município vizinho, devido à proximidade. As prefeituras e os profissionais que trabalham com esse monitoramento nos municípios podem se cadastrar para receber os alertas emitidos pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que é operado pelo Instituto Mineiro das Águas (Igam)”, concluiu.

Ascom/Sisema
Janice Drumond

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades