Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam divulga fatores de emissão de poluentes veiculares de 11 municípios mineiros

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) divulgou os fatores de emissão de poluentes atmosféricos de origem veicular para os onze municípios de Minas Gerais com maior frota de veículos. O fator de emissão veicular (FE) é o indicativo básico de emissão e prevê a quantidade de poluente emitido por distância percorrida ou quantidade de combustível utilizado.

O gerente de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões da Feam, Flávio Daniel Ferreira, explica que foram determinados os fatores médios de emissão de poluentes atmosféricos de origem veicular para os onze municípios do Estado de Minas Gerais com maior frota: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Betim, Ipatinga, Divinópolis, Governador Valadares e Sete Lagoas. O FE, geralmente, é obtido por categoria de veículo.

“A emissão de poluentes por veículos automotores é a principal responsável pela degradação da qualidade do ar nos centros urbanos. Para avaliar o estado atual e futuro das emissões e a possibilidade de aplicação de diferentes políticas para redução destas emissões, mediante Inventários de Emissão Veicular, é necessário conhecer os fatores médios de emissão”, afirma Ferreira. “Neste contexto, a definição de fatores de emissão condizentes com a realidade de cada município (fatores médios de emissão referentes aos veículos licenciados em cada município) é fundamental para a elaboração de inventários consistentes”, completa.

Flávio Ferreira ressalta que os fatores de emissão calculados serão utilizados inclusive na elaboração do Inventário de Emissão Veicular de Belo Horizonte. O cálculo dos fatores de emissão faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular de Minas Gerais (PCPV/MG), que considera como linhas de ação a substituição de veículos antigos por veículos com menor fator de emissão e o planejamento da mobilidade urbana, além de definir diretrizes para orientar a gestão e o controle da poluição do tráfego, no âmbito do planejamento da mobilidade urbana.

Clique aqui para ter acesso aos fatores de emissão.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades