Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Capacitação Regional sobre Mudanças Climáticas é realizada em Divinópolis

PDFImprimirE-mail

Terminou ontem, dia 14/09, mais uma capacitação em Gestão Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas - Território de Desenvolvimento Metropolitano”, realizada pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tendo a Fundação de Meio Ambiente (Feam) como parceira.

O evento aconteceu na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI), em Divinópolis, e contou com a participação de cerca de 70 pessoas. Esse foi o 7º curso regional e o objetivo era abranger os 24 municípios do Território Oeste.

A finalidade principal do curso é preparar e atualizar os profissionais que trabalham com prevenção de desastres ambientais ou provocados pela ação humana, tais como inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, estiagem, seca, e acidente com sustâncias perigosas, para a prática de ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por estes.

A capacitação contemplou aulas de introdução à proteção e defesa civil, noções elementares da operacionalidade de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), mapeamento de áreas de risco, incêndios florestais, vulnerabilidade climática e outros assuntos pertinentes a está área de atuação.

O curso foi ministrado por analistas da Feam, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), além de integrantes da Defesa Civil Estadual e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, falou sobre Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas e Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco de Desastre.

De acordo com o gerente, a capacitação foi muito interessante porque foi possível visualizar os municípios que possuem áreas de risco. “Identificamos que havia alunos de cidades que correm risco de sofrer com inundações com chegada do período chuvoso, e no curso eles puderam ter acesso a informações e ferramentas para implementar medidas de prevenção a este tipo de desastre”, afirmou.
 
Fonte: Divulgação Feam
OficinaMCDivinópolis 1
Felipe Nunes ministrou palestra em capacitação regional sobre mudanças climáticas

Já a analista da gerência de Energia e Mudanças Climáticas, Sara Gusmão, falou sobre o Impacto da Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas em vários setores da sociedade como saúde humana, disponibilidade hídrica, segurança alimentar entre outros. “Como não é possível controlar os efeitos da exposição do clima, trabalhamos para tentar diminuir pelo menos a vulnerabilidade”, acrescentou.

Participaram da abertura do evento, o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Helbert William Carvalhaes, o vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, major Rodrigo de Faria Mendes, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marcelo Augusto Santos, o chefe do 7º Departamento da Polícia Civil, Ivan José Lopes, o comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, major Paulo César Gonçalves Fernandes, o coordenador da Defesa Civil de Divinópolis, Pádua Fernandes, a secretária municipal de Obras Públicas, Cláudia Abreu Machado, e o coordenador regional de Defesa Civil da 7ª Região da Polícia Militar, 1° tenente Samuel Gontijo Fernandes.

Janice Drumond
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades