Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Subcomitê Ribeirão Jequitibá promove recolhimento de embalagens de agrotóxicos

PDFImprimirE-mail

Em comemoração ao mês mundial da água, o Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) Ribeirão Jequitibá – por meio das prefeituras municipais de Jequitibá, Funilândia e Capim Branco e em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG) promoverá, entre os dias 13 e 15 de março, uma campanha itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em pontos estratégicos dos municípios.

 

Os recipientes terão como destinação final a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos de São Joaquim de Bicas, vinculada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Entre os objetivos da campanha está evitar prejuízos ao meio ambiente e à saúde das famílias rurais da região, assim como facilitar a destinação ambientalmente adequada destas embalagens para os produtores rurais. 


A coordenadora-geral do SCBH Ribeirão Jequitibá, Poliana Valgas, explicou que, de início, a iniciativa seria realizada apenas no município de Jequitibá, mas que, ao assumir a coordenação da entidade, ela pôde observar que se trata de uma demanda comum a toda a região e articulou para expandir a ação para Funilândia e Capim Branco. “Houve todo um trabalho de alguns meses de amadurecimento com os parceiros, com as instituições envolvidas, para a gente chegar nesse momento e fazer essa campanha. Trata-se de uma campanha itinerante e pioneira na bacia”.

Ainda segundo Valgas, o objetivo maior do Subcomitê é que a iniciativa não se restrinja a 2018. “A ideia é atender o maior número possível de produtores rurais e recolher o máximo de embalagens. Esperamos também que a campanha entre no calendário oficial dos municípios. Em Jequitibá, pelo menos, já foi acertado com o prefeito Humberto Reis o envio de um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores com a proposta de instituir essa data”, afirma.


Crédito: Divulgação

Fotos Agrotóxicos2 

Campanha de divulgação destaca horários e locais para entrega das embalagens.


A ação conta com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), da organização não-governamental WWF, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do INPEV e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).


O retorno e tratamento ambientalmente adequado de embalagens de agrotóxicos são obrigatórios há mais de 15 anos. Desde que foi criado, o sistema de reciclagem envolve responsabilidades de todos os setores envolvidos. Após o uso e antes da correta destinação, cabe ao agricultor realizar a lavagem das embalagens no campo. A norma técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define a chamada “tríplice lavagem” e a lavagem sob pressão, em que os resíduos contidos nas embalagens podem ser removidos e reutilizados na lavoura. “O produtor vai ter oportunidade facilitada para entregar suas embalagens, com menor deslocamento. Durante a entrega, tudo será quantificado na hora e nós vamos emitir um recibo de devolução. Isso para que ele tenha um comprovante que deu a destinação adequada”, conclui Valgas.

A região

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km2 e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

Fonte: Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades