Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Poços de Caldas recebe Oficina de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

Representantes da sociedade civil e dos poderes público e privado de municípios do Sul de Minas participaram de treinamento sobre uma importante política do Governo Estadual: o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (PEMC). Entre os dias 13 e 15 de março, atores locais participaram do primeiro curso de 2018 do programa, realizado em Poços de Caldas. A capacitação “Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas” reuniu discussões em torno do monitoramento meteorológico e medidas de enfrentamento a essas mudanças que, por vezes, resultam em desastres.  

O objetivo do curso foi auxiliar os participantes na tomada de decisões para que sejam capazes de se antecipar, prevenir ou amenizar determinados impactos ambientais, além de aumentar a capacidade de resiliência das comunidades.

As oficinas territoriais são organizadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Importante instrumento de governança, as oficinas são realizadas em conformidade com as diretrizes do governador Fernando Pimentel, por meio de um processo participativo e regional.

A equipe à frente do curso foi composta pelo capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Herbert Aquino, pelo sargento Anderson Damasceno, pelas analistas ambientais da Feam, Larissa Assunção e Sarah Gusmão, pelo analista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Eustáquio e pela representante da Cedec Larissa de Freitas. Sessenta e um agentes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil de 23 municípios da região participaram da oficina.

Durante três dias foram discutidos os temas: Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Monitoramento de Área de Risco; Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação às Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas.

Para a analista Sarah Gusmão, “o monitoramento meteorológico é de extrema importância para as atividades de rotina em proteção e defesa civil”. Já a analista Larissa Assunção, ressaltou que “é preciso antecipar, criar estratégias de enfrentamento à mudança do clima, já que as projeções demonstram o aumento de eventos de tempo e clima adversos”.

Foto: Divulgação Feam

OficinaPoçosdeCaldas3

As analistas da Feam ressaltaram a importância do monitoramento meteorológico e da antecipação e estratégias para enfrentamentos à mudança do clima

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, o secretário municipal de Defesa Civil, Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, o representante dos Comandos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, o capitão Edson Nogueira Benjamim e representantes da sociedade civil. 

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades