Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Reaproveitamento de rejeitos da mineração é tema de seminário em BH

PDFImprimirE-mail

 

O Governo de Minas amplia a discussão para aprimorar as políticas públicas voltadas ao setor da mineração no Estado e realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, o seminário Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular. O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente(Feam) – em parceria com o Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minas Gerais (Sindiextra).

 

A programação terá início às 9h, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600, Lourdes). Durante os dois dias, especialistas do setor vão debater temas que visam ao fortalecimento do quesito sustentabilidade na atividade minerária em Minas. Serão quatro painéis de palestras: Políticas Públicas; Desaguamento de Rejeitos; Economia Circular na Indústria e na Mineração; Reaproveitamento de Rejeitos e Reaproveitamento de Rejeitos na Construção Civil.

 

A iniciativa de promover o seminário corrobora com o dever do poder público de fomentar alternativas à disposição do rejeito em infraestruturas de barragens, como preconiza a lei 21.972/2016. A programação completa do evento pode ser conferida no site da Feam, no endereço www.feam.br.

Além de representantes do Sisema, que vão tratar das ações e desafios do Estado de Minas Gerais no incentivo ao reaproveitamento de rejeitos, o seminário vai reunir profissionais do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do setor produtivo, da construção civil e da comunidade acadêmica.

 

O seminário – o segundo do Governo de Minas promovido pelo Sisema em 2018 com o tema mineração – é fruto da visita de comitiva do órgão ambiental à China, em maio deste ano. Na ocasião, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, pôde conhecer técnicas avançadas para reaproveitamento dos rejeitos de mineração implementadas pelo país asiático que tem alta produção desse tipo de material.

 

Em outra iniciativa, o secretário e técnicos da Feam estiveram na Holanda, no final de 2017 e todo o conhecimento adquirido durante a visita foi compartilhado em Minas durante a realização do I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, em maio deste ano. O evento contou com a participação de especialistas e órgãos ambientais da Holanda, Portugal e do Chile.

 

SERVIÇO

 

Seminário Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular

Data: 3 e 4 de dezembro, a partir das 9h

Local: Auditório do BDMG – Rua da Bahia, 1.600, Lourdes – BHTE

Informações: www.feam.br

 

Assessoria de Comunicação Social

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)

31-3915-1845 / 3915-1847

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades