Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo de Minas se articula para recuperar Brumadinho

PDFImprimirE-mail

Foto: Tiago Alves

governo brumadinho dentro

Evento para escutar a população afetada pelo desastre reúne moradores e poder público na Câmara Municipal

 

Ouvir para compreender. Assim, com o objetivo de entender demandas reais e urgentes da população afetada pelo rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão, o Comitê Gestor Pró-Brumadinho promoveu, nesta segunda-feira (17/6), na Câmara Municipal, o encontro de escuta aos afetados, direta ou indiretamente, pelo desastre ocorrido em janeiro deste ano.

 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos integra o comitê, que foi criado pelo Governo de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 176, de 26 de fevereiro de 2019. O comitê é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), juntamente com outros órgãos governamentais e tem como finalidade organizar diversas ações pela recuperação socioeconômica e socioambiental de Brumadinho e demais municípios atingidos pelo desastre do rompimento da barragem.

 

“O comitê busca agilizar atividades que minimizem os impactos do desastre em Brumadinho e região, priorizando as demandas diretas da população. Além disso, queremos somar forças com as diversas entidades governamentais, iniciativa privada e terceiro setor para direcionar melhor os pedidos para a Vale. Precisamos agir de forma mais rápida para fazer todo o possível pela recuperação das comunidades da bacia do Rio Paraopeba”, explicou a secretária-adjunta da Seplag e responsável pelo Comitê Gestor, Luisa Barreto.

 

Joseane Melo, que nasceu e mora em Brumadinho, perdeu a irmã grávida no desastre e, emocionada, pediu atenção redobrada pelas famílias que ainda não conseguiram encontrar seus entes queridos. “Nossa dor nunca poderá ser sanada. É uma dor sem solução. Mas perceber o esforço de algumas pessoas para diminuir de alguma forma tanto sofrimento já é alguma coisa. Ressalto aqui os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, incansáveis. Hoje, clamamos por aqueles que ainda não puderam velar os corpos dos seus familiares e amigos, pessoas que ainda não foram encontradas ou não identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML). É preciso que o governo seja incisivo e cobre agilidade na identificação dos corpos”, desabafou.

 

Também presente, o prefeito municipal de Brumadinho, conhecido por Neném da Asa, ressaltou a parceria com o Estado no momento difícil. “Desde o rompimento da barragem, o Governo de Minas esteve presente conosco. Precisamos cada vez mais desse apoio, principalmente nas questões que devem ser direcionadas à Vale. Apesar de toda dor e sofrimento, nossa cidade precisa seguir em frente”, apontou o prefeito.

 

Com representantes de órgãos e entidades do Estado, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente; e com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Elisabeth Jucá, o evento de escuta colabora com a finalização do plano de recuperação de Brumadinho, pelo qual o comitê é responsável.

 

Entre as diferentes falas, duas pontuais foram quase unânimes: a de agilizar a identificação dos corpos já encontrados que estão no IML e a da criar um memorial em homenagem às vítimas. “Nunca mais veremos nossos familiares mortos no desastre, mas queremos, de alguma forma, deixá-los eternizados em nosso município”, encerrou Joseane Melo.

 

Na ocasião, foi lançado o site www.probrumadinho.mg.gov.br, que será um canal de informação das atividades do Comitê.

 

Ascom/Seplag

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades