Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Coletânea que reúne artigos de servidores da Feam é lançada em Belo Horizonte

PDFImprimirE-mail

Foto: Ângela Almeida 

livro feam dentro

O lançamento do livro  contou com a participação de representantes do Sisema

 

Representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram do lançamento da coletânea de artigos técnicos intitulada “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Um Panorama em Minas Gerais”, ocorrido na Escola Superior Dom Helder Câmara, na última quarta-feira, 26 de junho. A coletânea de artigos técnicos idealizada e organizada pelo servidor e ex-presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, referência na área ambiental e coordenador do grupo de pesquisa sobre resíduos da Escola Superior, reúne 34 artigos e contou com a contribuição de servidores da Feam.

 

O lançamento teve a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Anderson Aguilar, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das águas (Igam), Marília Mello, e da gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam, Denise Bruschi, que participou da abertura do evento de lançamento, representando todos os autores, especialmente os da Fundação Estadual.

 

A publicação aborda questões relevantes como a evolução da gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais; a gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos estratificada por territórios de desenvolvimento; o diagnóstico da destinação final em áreas receptoras de resíduos da construção civil e volumosos no Estado de Minas Gerais; e o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU): elaboração e implementação do Bolsa Reciclagem em Minas Gerais.

 

Além destes, a apresentação abordou o uso do amianto no Brasil: impactos na saúde, no ambiente e a atual legislação; e ainda os temas: rejeitos da mineração e seus impactos no meio ambiente; a gestão de resíduos sólidos das atividades de mineração no âmbito do licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais; dentre outros.

 

Dos 34 autores, seis servidores da Feam contribuíram com artigos técnicos: Alexandre Magrineli e Leila Silva, vinculados ao Gabinete; Denise Bruschi, Juliana Pacheco e Karina Silva, da Gerência de Resíduos Sólidos Urbanos; e Luíza Betim, da Gerência de Resíduos Sólidos Especiais, além do próprio organizador da coletânea, Dr. José Cláudio Junqueira.

 

“Ter representado os 34 autores nesse momento foi, não só uma grande honra, como também uma oportunidade de contar a trajetória da gestão dos resíduos sólidos urbanos e a situação atual em Minas Gerais, para um público de especialistas de grande qualidade”, enfatizou a da gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam. Denise Bruschi também proferiu palestra durante o evento para o público presente no lançamento, abordando o tema “Destinação dos Resíduos Sólidos em Minas Gerais”.

 

Ela expôs pontos e aspectos da trajetória da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em Minas Gerais, e as iniciativas do governo para estimular e apoiar as administrações regionais e municipais na implementação de soluções técnicas nessa área.

 

Também estiveram presentes no evento o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/MG), Rogério Siqueira, entre outros. Cerca de cem pessoas participaram do evento.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades