Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Semad e Codanorte alinham ações de licenciamento ambiental e gestão de resíduos

PDFImprimirE-mail

Foto: Edwaldo Cabidelli

Reunião Semad-Codanorte-dentro

Representantes da Semad e do Codanorte reunidos no gabinete do secretário Germano Vieira. 
 

Após 10 meses de adesão ao licenciamento municipal, representantes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) se reuniram com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para um encontro de balanço. Recebidos pelo secretário Germano Vieira, nesta terça-feira, 10 de setembro, representantes do consórcio discutiram questões ligadas à gestão de resíduos sólidos urbanos e ao licenciamento e fiscalização ambientais, praticado em âmbito municipal, desde dezembro do ano passado, por 23 dos 56 municípios que integram o Codanorte.

 

O encontro seguiu uma das diretrizes do programa de municipalização da Semad: oferecer capacitação e apoio técnico aos municípios, para que o licenciamento seja feito em nível local. Após a reunião, os representantes do consórcio se reuniram com a gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam, Denise Bruschi, para compartilhamento de experiências e esclarecimento de dúvidas. 

 

Ainda no encontro com o secretário Germano, o secretário executivo do Codanorte, Enílson Francisco, apresentou a experiência e principais desafios enfrentadas pelo consórcio desde que foram assumidas as atribuições previstas na Deliberação Normativa 213/2017 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A norma estabelece as tipologias de empreendimentos e atividades cujo licenciamento pode ser atribuído aos municípios.  

 

“Contamos com uma equipe técnica bastante capacitada, mas o licenciamento ainda é muito novo para nós, o que gera a necessidade de adaptação dos processos à realidade ambiental de nossa região”, ressaltou. Enílson destacou a importância do apoio da Semad, seja na sede, em Belo Horizonte, ou na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Norte, em Montes Claros, no trabalho de acompanhamento e orientação do consórcio. “Recebemos todo o apoio, por meio de capacitações e reuniões de alinhamento”, afirmou.

 

RESÍDUOS

 

Ainda considerado um desafio para muitos municípios mineiros, a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos foi também abordada durante a reunião. Assim como ocorre com o licenciamento, o secretário Germano Vieira garantiu o apoio técnico do Estado para a elaboração de um Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos junto ao Codanorte. O documento deverá nortear a instalação de novas Unidades de Triagem e Compostagem (UTCs), aterros sanitários, estações de transbordo (locais destinados ao depósito temporário de rejeitos), além de orientar programas de coleta seletiva nos municípios da região.

 

“A municipalização do licenciamento e a gestão adequada dos resíduos são bandeiras do atual governo. Atribuir aos municípios a competência para licenciar e fiscalizar seus empreendimentos, bem como fazer a gestão de seus resíduos sólidos significa um grande avanço, não só para o Estado, mas principalmente para uma gestão regional ambientalmente sustentável”, afirmou o secretário durante o encontro.

 

CAPACITAÇÃO

 

Nos últimos 2 anos, a Semad realizou 18 cursos, treinamentos e workshops, capacitando 285 municípios do Estado para a realização de atividades de licenciamento, controle e fiscalização ambiental de empreendimentos locais.

 

No total, 97 municípios do Estado já aderiram ao Licenciamento Ambiental Municipal junto à Semad. De acordo com a diretora de Apoio à Gestão Municipal da Semad, Cibele Magalhães, a expectativa é que, até o final do ano, novos municípios assumam a competência originária prevista na DN 213/2017.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades