Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam capacita municípios para realização da Coleta Seletiva

PDFImprimirE-mail

 

Mais oito municípios mineiros receberam, neste mês de novembro, capacitação para operacionalização e gerenciamento do serviço de coleta seletiva. As cidades de Andradas, Silvianópolis, Cláudio, São Thiago, Ipatinga, Nepomuceno, Timóteo e Sacramento participaram do treinamento oferecido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), responsável por prestar apoio técnico aos municípios. A capacitação abordou também temas como valorização profissional, saúde ocupacional, higiene e segurança do trabalho, noções de cidadania e proteção ao meio ambiente.

 

As atividades de apoio técnico desenvolvidas pela Gesois junto aos municípios incluem 17 ações agrupadas em quatro fases: Diagnóstico, Planejamento, Implantação/Ampliação e Monitoramento. Os municípios que receberam apoio na última semana participam da terceira fase para ampliação do programa de coleta seletiva. Durante os dias de treinamento foram realizadas, também, reuniões de acompanhamento da implementação da estrutura física (galpões), adequação e aquisição de equipamentos necessários ao adequado funcionamento do serviço de coleta seletiva; ações de apoio à mobilização da população e execução de campanhas para lançamento da coleta seletiva.

 
Divulgação Gesois 

IMAGEM MEIO DA MATÉRIA FEAM

Reuniões de acompanhamento ocorreram durante os dias de treinamento 

 

A Diretora de Gestão de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Denise Bruschi, exalta o trabalho realizado em parceria com a Gesois e a Feam. Ela explicou que 19 municípios foram selecionados para participar do programa. Destes, 14 devem lançar, até a primeira quinzena de janeiro do ano que vem, os programas de coleta seletiva.

 

“Trabalhamos com essa importante ação junto aos municípios mineiros, no sentido de apoiá-los no seu alinhamento às Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos. A partir do incremento na recuperação dos materiais encaminhados à indústria da reciclagem, consequente acontece uma redução da pressão sobre os recursos naturais e um aumento da renda dos catadores cooperados e associados”, frisou.

 

Denise Bruschi também reforça a presença da população como sendo algo de extrema importância para a transmissão de conhecimentos e recebimento dos benefícios trazidos pelo programa. “É importante enfatizar que, para o sucesso do programa de coleta seletiva, é fundamental o envolvimento e participação da população - agente e receptora dos benefícios que essa ação pode trazer”, frisou.

 

A diretora ainda exaltou a parceria com o Gesois. “Amplia-se as possibilidades de transmissão desse conhecimento, bem como o contínuo acompanhamento dos avanços das administrações municipais quanto à gestão dos resíduos sólidos urbanos”, ressaltou.

 

Vera Lanza, coordenadora do Instituto Gesois, explicou que os treinamentos ocorreram com catadores, profissionais da saúde, educação e funcionários de usinas.

 

Lanza destacou a importância da capacitação voltada especificamente para cada área de atuação. “Isso faz com que a coleta seletiva seja lançada com todos os profissionais cientes desse serviço para o município. A nossa base de trabalho é mostrar como este serviço impacta em benefícios sociais, ambientais e econômicos”, disse.

 

Os municípios escolhidos para participar do Programa foram definidos a partir de edital publicado em janeiro deste ano, no qual foram estabelecidas as condições de participação no processo seletivo conduzido pelo Governo do Estado.

 

Guilherme Geoffroy e Simon Nascimento
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades