Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Com apoio do Sisema, 19 municípios mineiros investem em coleta seletiva

PDFImprimirE-mail

Crédito: Instituto Gesois/divulgação

coleta seletiva dentro 20-11

A cidade de Cláudio recebeu apoio técnico daurante as últimas semanas 

 

Cláudio é a primeira cidade mineira a lançar oficialmente a ampliação de seu programa de coleta seletiva após receber apoio técnico promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pelo Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois). Assim como o município da Região Centro-Oeste de Minas, outras 18 cidades vão lançar oficialmente seus programas após todo o trabalho de capacitação e conscientização feito a partir do Edital 01/2019, da Feam, que previu as regras para seleção das cidades participantes do projeto.

 

Esse resultado foi possível a partir do Termo de Parceria 48/2018, firmado entre Feam e Gesois, para implantação, nos casos em que não houvesse coleta, ou para ampliação, quando esta já havia se iniciado, com vistas à melhoria da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Com as mudanças advindas da reforma administrativa do governo estadual, o termo passará a ser coordenado pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

 

Das 19 cidades contempladas no termo de parceria, nove já têm datas para lançar oficialmente os novos sistemas de coleta seletiva, o que vai ocorrer entre 21 de novembro e 9 de janeiro de 2020. São elas: São Tiago, Silvianópolis, São Sebastião do Paraíso, Sacramento, Nepomuceno, Timóteo, Campo Florido e Cássia, além de Cláudio, que lançou seu programa nesta terça-feira (19/11). As 10 cidades restantes são Andradas, Sobrália, Governador Valadares, Ipatinga, Rio Piracicaba, Caxambu, São Lorenço, Arinos, Bocaiúva e Itanhandu terão o lançamento previsto para 2020.

 

De acordo com o subsecretário da nova pasta, Rodrigo Franco, a intenção é levar esse trabalho para outras regiões do Estado. "Nosso objetivo é expandir a coleta seletiva de resíduos em Minas Gerais para que isso possa ampliar a sustentabilidade da gestão de resíduos sólidos urbanos no Estado. Estamos assumindo um grande e importante trabalho realizado pela equipe da Feam e daremos continuidade a essa política, alcançando mais cidades em Minas Gerais", afirma.

 

No caso de Cláudio, a coleta já era feita na cidade desde 2017, mas a administração municipal identificou a necessidade de melhorar os processos para alcançar mais pessoas e conseguir que a separação do lixo domiciliar seja uma prática mais efetiva em mais pontos da cidade. A partir da iniciativa comandada pela Feam, os técnicos da área ambiental do município passaram por diversos treinamentos ministrados pelo Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois) e agora a administração local está implementando, na prática, uma coleta mais qualificada.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

 

O prefeito de Cláudio, José Rodrigues Barroso de Araújo, que percorreu ruas da cidade junto com os servidores municipais para colocar em prática a nova configuração da coleta seletiva, destacou a importância de se diminuir, cada vez mais, o que vai realmente para aterramento nas cidades de Minas e do Brasil. "Esse trabalho da parceria foi muito importante porque na coleta seletiva você tem que estar sempre chamando o cidadão para participar desse processo. Parece que o cidadão vai relaxando, então é importante fazer novos movimentos. O acordo foi muito importante para dar injeção de ânimo na cidade", diz o prefeito.

"A parceria técnica nos trouxe um novo gás para que a gente fizesse um planejamento maior das ações. Trabalhamos em cima de ações planejadas para ampliar a adesão", diz a chefe do Departamento de Meio Ambiente de Cláudio, Maria Helena Gonçalves Mitre Amorim.

 

Ela explica que a parceria foi fundamental para que o sistema da coleta seletiva pudesse funcionar de forma adequada na cidade. "Nós aprendemos a projetar, cronometrar e executar", acrescenta Maria Helena. Em Cláudio, a coleta seletiva é feita no modelo porta a porta. O caminhão tem dia da semana específico para recolher os resíduos recicláveis que a população separa e encaminha o material a um galpão cedido pela prefeitura. Nesse local, funcionários municipais fazem a separação por tipologia e os recicláveis são vendidos em leilão.

 

No processo de consultoria técnica, o Instituto Gesois formou equipes gestoras para atuar em conjunto com as prefeituras e com a população organizada em cada uma das 19 cidades. "Nós fizemos um diagnóstico de cada uma das cidades, que nos apontou as fragilidades e potenciais. Fizemos também um estudo gravimétrico dos resíduos e chegamos a um planejamento de ações, que variou de acordo com a característica de cada cidade. Esse planejamento listou todas as ações necessárias, os responsáveis em executar cada uma e os prazos", diz a gerente de Projetos do Gesois, Raissa Bottecchia Luna.

 

Guilherme Paranaiba Gouveia
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades