Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Silvianópolis implanta coleta seletiva com apoio do Sisema

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Poly Andrade

Coleta Seletiva Silvianópolis 2 Dentro

Silvianópolis, no Sul de Minas, lançou nessa terça-feira (26/11) seu programa de coleta seletiva
 

Após Cláudio e São Tiago lançarem oficialmente a ampliação de seus Programas de Coleta Seletiva com apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), Silvianóplis, no sul do Estado, deu início nesta terça-feira (26/11) às ações de gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos no município. A iniciativa faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo de Minas que visa otimizar a destinação adequada de recicláveis em 19 municípios do Estado, com estruturação de coleta, capacitação de profissionais e conscientização da população.

 

Dentre as cidades contempladas pelo programa estadual, três já lançaram oficialmente programas de coleta seletiva em âmbito municipal e outras seis deverão iniciar seus programas ainda este ano. São elas: Cláudio, São Tiago, Silvianópolis, São Sebastião do Paraíso, Sacramento, Nepomuceno, Timóteo, Campo Florido e Cássia. Os demais municípios participantes têm lançamento previsto para o início de 2020: Andradas, Sobrália, Governador Valadares, Ipatinga, Rio Piracicaba, Caxambu, São Lourenço, Arinos, Bocaiúva e Itanhandu. 

 

No caso de Silvianópolis, o município contava apenas com uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) em funcionamento desde 2005, para tratamento inicial de RSU, mas não apresentava nenhuma estrutura de coleta seletiva implantada. Nos últimos dois meses, técnicos ambientais do município passaram por uma série de capacitações ministradas pelo Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois) com o objetivo de orientar a administração local na estruturação do programa. 
 
De acordo com a analista ambiental do Gesois, Joyce Gonçalves Souza, responsável pelas capacitações realizadas em Silvianópolis, a coleta seletiva do município será desenvolvida em duas etapas: seco (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos). “O trabalho será realizado em dias alternados. Segunda, quarta e sexta serão coletados os resíduos úmidos e terças e quintas será a vez dos recicláveis. O material deverá ser conduzido à usina de triagem local para separação, prensagem e comercialização dos recicláveis, com direcionamento dos rejeitos inservíveis ao aterro sanitário de Pouso Alegre”, disse.

 

A analista ambiental explica ainda que o projeto teve início em março deste ano a partir da assinatura de um Termo de Adesão firmado entre o município e o governo estadual, sendo dividido em três etapas: diagnóstico da situação, planejamento das ações e implementação do Programa de Coleta Seletiva.

 

Para a diretora de Gestão de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Denise Bruschi, cada programa de coleta seletiva implantado torna-se uma referência de gestão ambiental na região onde o município está inserido. “Em Silvianópolis, lançamos o terceiro produto de um projeto bastante audacioso realizado pelo Estado junto aos municípios mineiros. A cada entrega do programa aprimoramos cada vez mais nossa metodologia de apoio regional para atendimento à política pública de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos” ressaltou.

 

O prefeito de Silvianópolis, Vitor Nery de Morais, destaca que apesar de pequeno em população, com aproximadamente 6.200 habitantes, o município realizou um trabalho pioneiro com a implantação de uma das primeiras UTCs da região, avançando mais uma vez com a implantação do Programa de Coleta Seletiva realizada em parceria com o governo estadual. “A coleta seletiva é um instrumento de gestão ambiental muito importante, desde que consiga envolver toda a comunidade no projeto, despertando o interesse de todos por uma cidade mais limpa e sustentável. Trabalhamos arduamente pela implantação do programa e pretendemos a partir de agora obter financiamento para ampliação de nossa estrutura de coleta e beneficiamento” frisou.

 

O próximo lançamento do programa será realizado em São Sebastião do Paraíso, também na região sul do Estado, com data prevista para 5/12, quando será dado início ao Programa de Coleta Seletiva desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em parceria com o Instituto Gesois e a administração local, para o município.

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades