Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam apresenta ferramenta de mudanças climáticas a municípios da RMBH

PDFImprimirE-mail

F oto:Feam/Divulgação

 home office mudanças climáticas dentro

Reunião entre servidores da Feam e da Agência RMBH ocorreu por videoconferência, em atendimento à suspensão dos encontros presenciais para prevenção da Covid-19
 

Profissionais da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) realizaram, nesta quinta-feira (03/04), reunião online para apresentação do “Clima na Prática”. No encontro, por videoconferência, os técnicos do órgão ambiental do Governo de Minas Gerais detalharam a ferramenta que auxilia os municípios a desenvolver políticas de redução dos impactos das mudanças climáticas.

 

O “Clima na Prática” é uma adaptação do Climat Pratic, instrumento já aplicado em municípios franceses e adaptado às especificidades de Minas Gerais, segundo as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do Estado. Ele oferece aos gestores municipais diretrizes para a elaboração de seus Planos de Energia e Mudanças Climáticas Municipais, entre outras ações ou políticas capazes de reduzir as vulnerabilidades climáticas locais.

 

Uma das integrantes da reunião, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Larissa Oliveira, explicou durante a videoconferência que é importante que cada município identifique suas principais vulnerabilidades climáticas e que, após isso, consulte a solução mais adequada à sua realidade dentro da ferramenta.

 

Entre as possibilidades de atuação conjunta, Larissa afirma que a ARMBH poderá ajudar a divulgar a ferramenta da Feam para os municípios da região metropolitana. “Nós vislumbramos a possibilidade de atuar junto com os municípios que estão revisando seus Planos Diretores”, observa. Inicialmente, a Feam pretende trabalhar junto à ARMBH com aproximadamente cinco desses municípios, que irão inserir a questão da sustentabilidade em seus planos.

 

“A parceria entre a FEAM e ARMBH promete ser bastante frutífera tanto para a continuidade das ações do Projeto Clima na Prática quanto para o desenvolvimento de alternativas para atualização ou construção de novos planos diretores para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, a RMBH será exemplo para outras regiões do Estado que posteriormente usarão a ferramenta para alcançar um desenvolvimento sustentável em seus municípios", afirma a chefe de gabinete da Feam, Letícia Capistrano.

 

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

 

Pela Feam participaram da reunião a coordenadora do projeto, Larissa Oliveira, a servidora Julia Laborne, e a chefe de Gabinete, Letícia Campos. Já pela Agência, estavam a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, o chefe de gabinete, José César Faria, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, a chefe do Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), Gabrielle Sperandio, e parte da equipe técnica da Agência RMBH representada por Diego Pessoa, Leopoldo Curi e Paulo Góes.

 

CONEXÃO METROPOLITANA

 

Outro tema tratado no encontro foi o convite para que a Feam e a equipe do programa Clima na Prática participe da próxima edição do “Conexão Metropolitana”, organizado pela ARMBH. O evento tem a participação dos governos municipais, organizações da iniciativa privada, acadêmica e sociedade. “A participação seria uma forma de divulgar a ferramenta e, num segundo momento, para os municípios que se manifestarem, poderemos fazer um contato mais direto”, explica Larissa.

 

Sobre o “Clima na Prática”

 

Promovido pela Feam, em parceria com Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement – AFD), a Clima na Prática consiste em uma ferramenta de apoio oferecida pelo Governo de Minas aos municípios para que estes sejam capazes de realizar localmente ações, políticas e projetos voltados à redução dos danos e implicações decorrentes da variação climática. A proposta é promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades