Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Clima na Prática será apresentado em webinar com transmissão ao vivo

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Feam/Divulgação

Clima Cortada

Clima na Prática passou por rodadas de capacitação presenciais em 2019 (foto), antes da pandemia, e virtuais em 2020 

 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a consultoria I Care & Consult Brasil realizam, nesta quinta-feira (22/10), às 10h, o webinar de lançamento da ferramenta Clima na Prática, instrumento mineiro adaptado de experiência francesa para aumentar a resiliência dos municípios em relação às mudanças climáticas. A ferramenta busca auxiliar as cidades na elaboração de políticas públicas e ações estratégicas relacionadas ao clima em oito setores, considerando a transversalidade da temática das mudanças climáticas para o planejamento e desenvolvimento urbano sustentável.


A proposta é promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, levando aos municípios possibilidades para que seus gestores sejam capazes de realizar, em nível local, ações, políticas e projetos voltados à redução dos danos e implicações decorrentes da variação climática. Esse dispositivo já foi aplicado em cinco municípios mineiros em um projeto piloto no ano de 2019. Foram feitas capacitações com gestores das cidades de Betim e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mariana, na Região Central, Janaúba, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.


Neste ano, a capacitação alcançou mais municípios da Grande BH, desta vez por meio de uma parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Clima na Prática foi apresentado aos membros dos Grupos de Acompanhamento da Revisão dos Planos Diretores de Raposos, Itaguara, Florestal e Taquaraçu de Minas, nos quais a Agência RMBH presta apoio técnico. A capacitação foi realizada no formato de workshop online.


Agora, o Clima na Prática será lançado oficialmente para todos os municípios do Estado, em um evento ao vivo, que será transmitido pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no YouTube, e que pode ser acessado clicando neste link. O evento vai ocorrer das 10h às 12h. Quem desejar, pode também ser inscrever no webinar para receber o link de acesso diretamente por e-mail.


Para fazer sua inscrição, clique aqui.


MAIS DETALHES DO CLIMA NA PRÁTICA


O Clima na Prática é uma adaptação do Climat Pratic, ferramenta desenvolvida pela Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (ADEME) e que já é aplicada em municípios franceses. Ela foi adaptada às especificidades de Minas Gerais, levando em consideração as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do Estado.


Essa adaptação à realidade mineira só foi possível graças a uma parceria entre a Feam e a AFD, que vem sendo desenvolvida desde 2012, quando se iniciou a construção do Plano de Energia e Mudanças Climáticas (PEMC). A ferramenta, tanto na França quanto em Minas Gerais, é um produto auxiliar desse plano, uma vez que guia municípios no desenvolvimento e implementação de uma política do tipo clima-energia ou um plano nos mesmos moldes do plano estadual.


O instrumento traz ainda medidas de temas variados, que buscam ajudar as prefeituras na implementação gradual das ações propostas no contexto da ferramenta, fornecendo mais informações e detalhes para cada ação, e sendo ajustável de acordo com a especificidade do local.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades