Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Semad disponibiliza Curso de Capacitação para os Conselheiros do Copam na plataforma “Trilhas do Saber”

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação/Semad

capacitação dos conselheiros dentro

Conselheiros reunidos no Plenário do Copam antes da pandemia

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) disponibilizará no final deste mês, na plataforma Trilhas do Saber, o Curso Introdutório de Capacitação de Conselheiros do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Organizado por meio da parceria do Núcleo dos Órgãos Colegiados da Secretaria Executiva da Semad com a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, a capacitação será ministrada integralmente na modalidade de Educação à Distância (EAD), com duração de 10 horas/aula.

 

Segundo a assessora do Núcleo dos Órgãos Colegiados, Vânia Sarmento, o curso de capacitação oferecido aos conselheiros das unidades colegiadas do Copam é uma inovação no conselho, tendo como intuito a promoção do exercício do conhecimento, favorecendo a compreensão da trajetória institucional e legal do Copam, bem como as respectivas estruturas.

 

“O material elaborado confere o conteúdo mínimo de conhecimento, com destaque para as normativas que estabelecem o regimento interno, a estrutura dos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), bem como sobre o Código de Ética. Estamos trabalhando para que esse seja o primeiro de muitos cursos que ficarão disponíveis para osconselheiros na  plataforma, visando o aprimoramento contínuo”, ressaltou.

 

MÓDULOS

 

O conteúdo do curso foi elaborado pelo Núcleo dos Órgãos Colegiados e está organizado em três módulos. O primeiro aborda a definição e o papel do Sisema, Semad e Copam. No segundo módulo são abordadas as competências das unidades colegiadas, a importância social do Copam, as atribuições e papel do conselheiro e o Código de Conduta Ética do Agente Público. No último, o conteúdo é regimento interno, reuniões do Copam e informações complementares.

 

Todos os aproximadamente 930 conselheiros do Copam serão cadastrados para participação na capacitação. Serão formadas duas turmas com aproximadamente 500 alunos, entre titulares e suplentes, das Unidades Colegiadas do Copam (Plenário, Câmara Normativa e Recursal, Câmaras Técnicas Especializadas e Unidades Regionais Colegiadas). A primeira turma será formada pelos conselheiros que preencherem o formulário eletrônico encaminhado pelo Núcleo dos Órgãos Colegiados da Secretaria Executiva da Semad, dentro do prazo previamente estabelecido.

 

Os conselheiros que ainda não se inscreveram devem entrar em contato imediatamente pelo email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   ou telefones (31) 3915.1560, 1559 ou 1547. Uma vez cumprido os estudos dos módulos, com as respectivas atividades, os conselheiros poderão emitir o certificado virtual do curso, disponibilizado pela Universidade Corporativa do Sisema.

 

PLATAFORMA TRILHAS DO SABER

 

A Universidade Corporativa é uma ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sisema. O ambiente virtual dispõe de ações para o desenvolvimento contínuo dos servidores, conselheiros e colaboradores, em busca da preservação e melhoria da qualidade ambiental.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades