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Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Sisema e Seplag promovem webinar sobre melhorias na avaliação de desempenho

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Imagem2 Gestao de Desempenho interna

 Webinar reuniu cerca de 500 pessoas para conhecer novidades na avaliação de desempenho
 

O Webinar “Novidade na avaliação de desempenho dos servidores da Semad, Feam, IEF e Igam”, realizado nesta quinta-feira (17/06), apresentou melhorias que estão em curso na área de gestão de pessoas do Governo de Minas. O evento reuniu cerca de 500 servidores dos quatro órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e contou com apresentações de profissionais da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Sisema e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

Em síntese, a reformulação do processo passa por dois principais pilares: inovação de procedimento e informatização. Sobre este último ponto, a novidade é que a avaliação passa a ser digital, com zero papel para os dois instrumentos do processo da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e a Avaliação Especial de Desempenho (AED) - Plano de Gestão de Desempenho Individual (PGDI) e Instrumento de Avaliação (IA).

 

No quesito inovação, é preciso destacar que a mudança será na forma de se conduzir o processo, como resposta ao desafio de aprimorar a interface entre o Plano de Gestão de Desempenho Individual (PGDI) e o instrumento de avaliação. Assim, gestor e servidor passam a ter maior interação para preenchimento dos formulários no Sistema de Avaliação de Desempenho (Sisad), com maior possibilidade de feedback e identificação do estágio de desenvolvimento do servidor (nível em que se encontra a respeito daquele que deseja alcançar).

 

Subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel foi convidada para abertura do evento e explicou que o webinar teve como objetivo trazer mais informações e esclarecer aos servidores sobre algumas mudanças no processo da avaliação de desempenho para 2021. “A subsecretaria recebeu no início deste governo algumas ações prioritárias e, dentre elas, a revisão da política de desempenho dos servidores. Nosso objetivo é usar a avaliação de desempenho como um instrumento de gestão de pessoas e trazer efetividade ao processo com o engajamento e aprimoramento dos servidores dentro daquilo que executam dentro de cada entidade”, disse.  

 

A subsecretária de Tecnologia, Administração e Finanças da Semad, Ana Carolina Miranda, também destacou a importância do tema e ressaltou como ele tem sido tratado no Sisema. Ela observou que desde 2019 o Sisema trabalha no seu Plano de Integridade que teve, em seu processo de construção, um diagnóstico com participação dos servidores e a definição de eixos temáticos para desenvolvimento de ações, incluindo gestão de pessoas.

 

“Essas ações consolidam os anseios não só da administração do Sisema, mas de todas as frentes de trabalho, tanto na Cidade Administrativa, quanto nas unidades administrativas no interior. No diagnóstico, o tema gestão de pessoas foi considerado uma das prioridades para serem trabalhadas e nesse sentido, entendemos ser muito valiosa nossa adesão ao perfil único de competências essenciais, que apresentam mudanças incrementais e superpositivas no processo de avaliação de desempenho, indo ao encontro daquilo que foi desejado pelos servidores na construção do Plano de Integridade”, frisou.

 

Renato Alves Pereira, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Semad, também lembrou que a gestão de pessoas está diretamente ligada ao desenvolvimento da cultura organizacional e é uma atividade essencial para que as instituições alcancem seus objetivos, atuem de acordo com a missão, visão e valores e maximizem os resultados em alinhamento com as ações estratégicas da alta direção.

 

“Nunca podemos esquecer que são as pessoas e os colaboradores que dão vida às organizações e isso não é diferente nas organizações públicas. As pessoas constituem a mola mestra da dinâmica organizacional. Dito isto, é imprescindível entender que nosso desempenho precisa ser excelente e exemplar em todos os momentos: na execução das atividades do dia a dia, na gestão de equipes, na definição de indicadores e metas e na condução das instituições.

 

Renato Alves frisou, ainda, que a gestão de desempenho é um dos principais subsistemas da gestão de pessoas dentro da organização. “É preciso que elas sejam respeitas e valorizadas. É o desempenho das pessoas que garante que qualquer plano se transforme em realidade e leve a instituição aos resultados planejados. É por meio da gestão de desempenho que é possível identificar pontos de melhoria na performance dos servidores e colaboradores. Além disso, a gestão de desempenho mostra a capacidade que a instituição tem de vencer novos desafios e se desenvolver”, conclui.

 

APRESENTAÇÕES

 

O representante da Diretoria Central de Gestão e Desenvolvimento da Seplag, Marcelo Augusto Costa, explicou que o trabalho de revisão da avaliação começou em 2019. Segundo ele, o trabalho tem entre seus objetivos, além de melhorar, criar uma ferramenta única para melhor aplicar a avaliação de desempenho. “O trabalho foi desenvolvido levando em conta a opinião de especialistas, da academia, de pesquisas sobre o tema, além de terem sido realizadas diversas oficinas sobre o assunto”, afirmou Costa.

 

Sobre o aspecto inovação, Marcelo explica que ele indicará melhor a aderência ao contexto de trabalho do servidor, atributos que ele terá de desenvolver ou aprimorar. “Também haverá um acompanhamento da identificação do estágio de desenvolvimento do servidor, com maior feedback”, disse.

 

A diretora de Desenvolvimento de Pessoas do Sisema, Flávia Danielle Mendes, apresentou o cronograma dessa ação, que começa entre os meses de junho e agosto com a elaboração do PGDI, que deverá ser feita em conjunto entre gestores e servidores. O mesmo é valido para o Plano de Desenvolvimento do Gestor que seguira as mesmas datas.

 

Ela lembrou que o processo será mais dinâmico, sendo totalmente digital, evitando o uso de papel. “O ciclo avaliatório será o mesmo: de junho de 2021 até janeiro de 2022, quando se inicia o novo ciclo de avaliações”, informou.

 

Para subsidiar os servidores e gestores, foram elaborados materiais de consulta que estão disponíveis na intranet do Sisema e na plataforma Trilhas do Saber. “De julho a outubro haverá espaço para atendimento virtual aos servidores, além de oficinas, também virtuais, com os gestores”, explicou.

O vídeo do Webinar “Novidade na avaliação de desempenho dos servidores da Semad, Feam, IEF e Igam” está disponível no youtube/meioambienteminasgerais. Clique aqui para assistir na íntegra.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

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