Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Governo de Minas adere à coalizão mundial para zerar emissões de gases de efeito estufa

PDFImprimirE-mail

Divulgação Sisema

Adesão à Under2 Coalization

Adesão à coalizão é mais uma ação do Executivo mineiro rumo à descarbonização da economia

 

Minas Gerais assinou, nesse domingo (7/11), Memorando de Entendimento que formaliza a adesão do Estado à Coalizão Under 2. A parceria foi estabelecida durante a Assembleia Geral da Coalizão, realizada em Glasgow, na Escócia, dentro da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representou o governador Romeu Zema na assinatura. 

 

A adesão de Minas à coalizão busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão do Estado à campanha Race to Zero. A Coalizão Under 2 é uma aliança climática que reúne mais de 260 Estados, regiões e províncias em todo o mundo que representam cerca de 1,75 bilhão de pessoas e 50% da economia global.

 

O movimento oferece suporte técnico, visibilidade de ações a nível internacional e auxílio para participação em eventos climáticos de grande expressão. Na assembleia, junto a representantes de diversos estados, cidades e países, a secretária Marília Melo fez uma apresentação sobre as experiências e projetos do Estado para zerar as emissões de gases de efeito estufa. 

 

A secretária também falou um pouco sobre a relevância de Minas para a preservação de biomas como a Mata Atlântica, e da projeção de reflorestar 3,7 milhões de hectares no Estado até 2030. Outro ponto citado foi o contexto da adesão pioneira à campanha RaceTo Zero, junto às Federações da Indústria (Fiemg) e da Agricultura (Faemg) de Minas Gerais. “Nós temos um grande desafio para estabelecer em Minas Gerais um plano de ação com estratégias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono”, observou Marília. 

 

Durante a apresentação, a secretária ressaltou, ainda, a articulação feita com representantes de governos de outros estados, municípios e países. “São articulações que reforçam o nosso compromisso e nos auxiliam rumo à economia verde”, acrescentou.  

 

Coalizão 

 

Os países, estados e cidades membros da Coalizão Under 2 se comprometem a manter o aumento da temperatura global abaixo de 2° C, com esforços para atingir 1,5 °C. Entre os participantes do movimento, 35 estados e regiões da Coalizão se comprometeram a zerar emissões líquidas até 2050, ou antes.

 

A busca para o alcance dos objetivos na coalizão é feita em um trabalho com os governos para acelerar a ação climática por meio de três fluxos de trabalho: caminho, ação política e transparência. 

 

COP 26 

 

Nesta segunda-feira (8/11), o governador Romeu Zema se juntará à comitiva brasileira que está em Glasgow para as agendas e debates na COP26. Além de importante participação no dia 11/11, na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra.

 

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização.

 

Simon Nascimento
AscomSisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades