Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Semad participa de palestra sobre descarbonização e futuro do hidrogênio verde

PDFImprimirE-mail

 Foto: Matheus Adler

EventoFiemg1 Dentro

Evento na Fiemg, com a presença do minsitro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, debateu a descarbonização e o futuro do Hidrogênio verde

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, participou, no dia 5 de setembro, de palestra promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) sobre descarbonização e o futuro do hidrogênio verde. O evento foi conduzido pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

 

Marília destacou, durante o evento,  que Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir ao Race to Zero (Corrida para o Zero), em acordo firmado entre o Estado e a embaixada do Reino Unido.  O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

 

Marília também ressaltou a criação do Plano Estadual de Ação Climática, previsto para ser publicado em novembro deste ano. O documento permitirá que Minas Gerais alcance o cenário de neutralidade de carbono nos próximos anos, além de reduzir os riscos dos efeitos das mudanças climáticas para as pessoas, sistemas naturais e infraestrutura, tornando o Estado mais seguro para viver e empreender. O plano apresentará as diretrizes, metas, ações e indicadores para redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima no Estado.

 

“Assim que concluirmos o Plano Estadual de Ação Climática, faremos um world map para entender e melhorar a potencialidade das vocações econômicas já existentes no estado, do ponto de vista de desempenho ambiental e descarbonização, e também chegar a novos negócios, como o hidrogênio verde”, disse a secretária.

 

Energia limpa

 

Outro ponto discutido durante a palestra foi a transição para fontes de energia limpa, como hidráulica, solar e eólica. Uma das principais apostas do ministro do Meio Ambiente, por exemplo, é a produção de biogás e biometano por meio de resíduos que hoje são descartados.

 

“O tratamento de resíduos - sobretudo os das cidades - para gerar energia, é uma solução bastante inteligente para gerar o emprego verde, utilizando aquilo que era um resíduo e que está gerando metano para a atmosfera, transformando em biogás e biometano e substituindo energia e combustível de forma inteligente e mais barata”, enfatizou.

 

Joaquim Leite também defendeu parcerias com o setor privado para que o país alcance a neutralidade climática até 2050, dentro da chamada "economia verde", onde são criadas soluções ambientais lucrativas para a natureza e para o empreendedor. A preservação do meio ambiente em Minas Gerais também foi destacada por Leite durante passagem pelo estado. “A visita foi importante para ver que Minas Gerais é um estado que preserva e protege o meio ambiente”.

 

Já a secretária Marília Melo lembrou que o estado vem apostando em medidas que beneficiam a produção de energias renováveis limpas. “Fizemos um grande incentivo de desregulamentação ambiental e econômica com o setor de energia fotovoltaica que nos permitiu hoje ser o estado que mais produz energia solar no Brasil. Estamos avançando, e é importante essa parceria com o governo federal”, concluiu.

 

Também participaram da palestra o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio de Avelar, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.


*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições

 

Matheus Adler
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades