Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Feam seleciona bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica

PDFImprimirE-mail

 

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A seleção é resultado de convênio celebrado entre a Feam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Assinado em 19 de outubro e publicado em 19 de novembro, o convênio visa incentivar a iniciação de estudantes da graduação em atividades de pesquisa científica e tecnológica, estimulando a vocação científica e contribuindo para a formação escolar ou acadêmica.

 

Os interessados têm até o dia 16 de dezembro para se inscreverem e devem estar matriculados regularmente em curso de graduação em geografia ou engenharia ambiental, no qual devem ter cursado, no mínimo, o quarto período. O valor mensal da bolsa é de R$ 500; a carga horária, em regime híbrido, é de 20 horas semanais.

 

Será selecionado um bolsista que atuará sob a orientação e supervisão de um representante da Feam. Entre as atividades desenvolvidas pelo estudante estão: formação de banco de dados geográficos, proposição de metodologia de divisão das bacias hidrográficas do território de Minas Gerais; desenvolvimento de uma metodologia de classificação de bacias, entre outros.
    
O processo seletivo consiste em cinco etapas: inscrição, habilitação, análise curricular, entrevista e resultados. O resultado final, após recursos, será divulgado no dia 31 de janeiro.

 

TEMA
    
A pesquisa visa propor caminhos para o aprimoramento da Avaliação Ambiental Integrada (AAI) de aproveitamentos hidrelétricos, no intuito de alinhar o procedimento conduzido no Estado com as melhores práticas da avaliação de impactos cumulativos do setor hidrelétrico no cenário nacional e internacional.

 

De acordo com informações da Gerência de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial (GEAAD) da Feam, a AAI é um importante instrumento para aprimorar a gestão de políticas públicas, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos e ambientais, bem como para harmonizar a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico.

 

A pesquisa irá contribuir com o aprimoramento da metodologia de AAI adotada em Minas Gerais, para que esteja pautada em critérios e técnicas mais modernas e robustas,especialmente no que se refere a priorização de bacias para elaboração de AAI.

 

Clique aqui para ler o edital

 

Luciane Evans

Ascom/Sisema

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades