Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

IAQML - Índice de Avaliação da Qualidade do Monitoramento dos Efluentes Líquidos Industriais de Laticínios

PDFImprimirE-mail

O Brasil apresenta-se como o sexto maior produtor mundial de leite e possui grande potencial para se tornar o maior exportador de produtos lácteos do mundo. Os efluentes líquidos industriais de laticínios são capazes de causar impactos significativos em termos de poluição hídrica devido às elevadas cargas orgânicas presentes nesses despejos.
Os órgãos responsáveis pela preservação ambiental têm atuado na fiscalização desses empreendimentos e no controle da poluição por meio de legislações cada vez mais restritivas. O acompanhamento do automonitoramento pelo órgão ambiental encontra algumas dificuldades, o que justifica a necessidade da construção de uma metodologia que auxilie na avaliação dos relatórios de automonitoramento enviados pelos empreendimentos.


O objetivo principal desse trabalho foi desenvolver o Índice de Avaliação da Qualidade do Automonitoramento de Efluentes Líquidos Industriais - IAQML e avaliar o cumprimento de exigências ambientais referentes a esse setor industrial, a fim de se conhecer melhor a situação ambiental de alguns laticínios de Minas Gerais.
Para tanto, foi utilizada a metodologia Delphi para consultar especialistas da área e foram elaborados quatro indicadores, sendo eles:


•    Indicador 1: Qualidade do efluente líquido industrial tratado;
•    Indicador 2: Cumprimento do programa de automonitoramento de efluentes líquidos industriais;
•    Indicador 3: Adequação dos laboratórios;
•    Indicador 4: Destino do soro;

 

Além disso, também foram elaboradas cinco faixas de qualidade para facilitar a compreensão dos dados, sendo elas distribuídas entre 0 e 100% de atendimento ao critério em avaliação (Tabela 1). Esses critérios podem ser tanto o IAQML como um todo, quanto seus indicadores separadamente.

 

Tabela 1 – Faixas de qualidade para o IAQML

 

efluentes01

 

 

Foram selecionados para o IAQML 48 empreendimentos, sendo eles distribuídos, segundo a Deliberação Normativa COPAM n° 74/2004, nas tipologias D-01-06-6 (Preparação do leite e fabricação de produtos de laticínios) e D-01-07-4 (Resfriamento e distribuição de leite em instalações industriais). A maioria desses empreendimentos são da classe 3 ou 5 e seus sistemas de tratamento de efluentes são compostos por lodos ativados, ou então, esses em combinação com lagoas ou reator anaeróbio de fluxo ascendente.

Dentre os principais resultados obtidos com esse projeto, a nota média no IAQML (considerando-se todos os empreendimentos em conjunto) foi de 79,3%. A distribuição das notas de cada empreendimento nas faixas de qualidade do IAQML pode ser visualizada na Figura 1.

efluentes02
                                            Figura 1 – Distribuição das notas dos empreendimentos no IAQML


Já ao se considerar os Indicadores separados as notas médias foram:
-Indicador 1 (qualidade do efluente): 73,9%;
-Indicador 2 (cumprimento do automonitoramento):67,2%;
-Indicador 3 (adequação dos laboratórios): 86,8%;
-Indicador 4 (destino do soro): 100%;

O Indicador 1 (qualidade do efluente) e o Indicador 2 (cumprimento do automonitoramento), além de sua nota, também apresentavam alguns subindicadores. Dentre os subindicadores do Indicador 1 (novamente considerando todos os empreendimentos em conjunto) pode-se destacar que o parâmetro temperatura obteve a maior nota, atendendo ao valor exigido pela legislação (DN COPAM/CERH nº 1/2008 ) em 90,6% das vezes, enquanto que a menor nota foi dada aos sólidos suspensos, os quais atenderam à legislação em 65,7% das vezes.

Já para os subindicadores do Indicador 2, observa-se que a nota de  atendimentos à avaliação de todos os parâmetros solicitados foi de 83,1%, enquanto que o atendimento à frequência de análise foi de 66,0% e à frequência de envio foi de 41,0%.

Dessa forma, as principais diretrizes estabelecidas por esse projeto foram:
-Implementação de um programa de sensibilização e autuações para solucionar a ausência de atendimento dos critérios dos programas de automonitoramento e, em especial, da frequência de envio dos relatórios.
-Acordo setorial com o intuito de melhorar a qualidade do efluente para sanar as dificuldades de atendimento ao parâmetro sólidos suspensos.
-Criação de um sistema para o acompanhamento dos programas de automonitoramento para solucionar a enorme demanda de tempo e pessoas para compilar essas informações manualmente.
-Padronização do programa de automonitoramento para resolver falhas nos programas de automonitoramento, como solicitação de parâmetros indevidos para o setor de laticínios ou falta de variáveis essenciais à análise.
-Capacitação dos técnicos responsáveis pelo protocolo de documentos para eliminar problemas como programas e relatórios de automonitoramento não digitalizados ou indisponíveis nos processos de licenciamento ambiental.

Em suma, a aplicação dessas diretrizes é essencial para que a contribuição deixada pelo IAQML seja bem aproveitada para a melhoria do monitoramento da qualidade ambiental dos laticínios de Minas Gerais.

Mais detalhes podem ser encontrados no Sumário Executivo ou no Relatório completo.

 

 

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades