Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Bacia do Rio Paraopeba

PDFImprimirE-mail

minas trata esgoto

 

As atividades desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (BHRP) dependem da água dos córregos, rios e ribeirões que integram a bacia. Dentre elas, destacam-se a atividade exploratória, de ferro, manganês, areia e argila, as atividades industriais presentes em várias regiões bacia, além da agropecuária (IGAM, 2013). A grande demanda pela água coloca em evidência a necessidade de contribuir para recuperação e conservação da qualidade e quantidade dos cursos d’água, colaborando para manutenção dessas atividades.

 

Neste contexto, o Plano para Incremento do Percentual de Esgotamento Sanitário da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba – PITE-BHRP surge a partir da necessidade de contribuir para a recuperação e preservação desta bacia, através da identificação de diretrizes que possibilitem a ampliação e melhoria dos serviços de esgotamento sanitário municipais.

 

A metodologia adotada para a elaboração deste plano é constituída pelas etapas de “Diagnóstico”, “Prognóstico” e “Diretrizes”. A etapa de “Diagnóstico” consistiu no levantamento de dados in loco para obtenção dos percentuais da população urbana atendida por coleta e tratamento dos esgotos sanitários e verificação das condições operacionais das Estações de Tratamento de Esgoto – ETE dos 48 municípios inseridos na BHRP.

 

Na etapa de “Prognóstico” foi realizada a identificação dos pontos chave ou inconformidades presentes nas ETE visitadas e foi calculado o Índice de Qualidade dos Serviços de Esgotamento Sanitário Municipal – IQES para cada um dos municípios da bacia hidrográfica estudada. Os IQES’s dos municípios foram calculados somando-se os pesos obtidos nos seguintes indicadores: rede coletora, tratamento, operacionalidade das ETE, regularização ambiental, disposição final dos resíduos sólidos das ETE e análise adicional, que abrange o atendimento do município à DN N°128 de 2008, o direito ao recebimento do ICMS Ecológico e a apresentação do programa de monitoramento da ETE.

 

Finalmente, na etapa de “Diretrizes”, são apontadas as possíveis diretrizes identificadas pela FEAM para melhoria da qualidade dos serviços de esgotamento sanitário da BHRP e, consequentemente, das águas da bacia.

 

Diante do estudo realizado, verificou-se que a atual situação dos serviços de esgotamento sanitário na BHRP, de um modo geral, é preocupante. Constatou-se que cerca de 62% dos municípios foram classificados com IQES “Ruim” e “Muito ruim”, o que corrobora com os resultados obtidos no “Diagnóstico” com relação à insuficiência de rede coletora e tratamento de esgoto, bem como a precariedade e ausência de regularização ambiental de algumas ETE.

 

Mapa Diagnóstico Paraopeba

Mapa RM

Mapa Prognóstico Paraopeba

Estudo para Gestão do Monitoramento de Efluentes Industriais na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba - Ano 2016

  

Plano para Incremento do Percentual de Tratamento de Esgotos Sanitários na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba - Ano 2018

Plano para incremento do percentual de tratamento de esgotos sanitários da Bacia do Rio Paraobepa - Ano 2010

Parte I (Pdf 9.6 Mb)

Parte II (Pdf 8.6 Mb)

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades