Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Planilha de Avaliação de Risco em Áreas Contaminadas sob Investigação e Tabelas de Referência – Níveis aceitáveis baseados no risco (NABR)

PDFImprimirE-mail

A FEAM desenvolveu a “Planilha de Avaliação de Risco em Áreas Contaminadas sob Investigação” e as “Tabelas de Referência – Níveis aceitáveis baseados no risco (NABR) para postos de combustíveis no Estado de Minas Gerais’.
As planilhas possibilitam a quantificação dos riscos para substâncias não carcinogênicas e carcinogênicas, individual e cumulativo, considerando os cenários de exposição e substâncias químicas selecionadas pelo usuário, bem como o cálculo das Concentrações Máximas Aceitáveis - CMAs para essas substâncias. Para tanto, incluem bancos de dados com informações sobre as propriedades físico-químicas e toxicológicas das substâncias.
A estratégia adotada na elaboração das planilhas foi o desenvolvimento de uma interface simplificada de entrada de dados, associada a relatórios automáticos de resultados, possibilitando desta forma:
- Agilidade e clareza no processo de quantificação do Risco e de CMAs;
- Padronização das interfaces de entrada;
- Padronização dos relatórios de saída.
Os arquivos abaixo permitem que o usuário teste a Planilha avaliando sua funcionalidade. As planilhas foram desenvolvidas no programa Microsoft® Excel 2003 Professional, sendo a plataforma mínima necessária para a sua operação o Windows 98 e o Excel 97 ou posterior.
Antes de iniciar a utilização das planilhas o usuário deverá configurar adequadamente o Microsoft® Excel, conforme instruções do arquivo: “Como iniciar a ferramneta.doc”.

 

Informações Adicionais

As planilhas ainda estão em fase de teste e estão sendo disponibilizadas para avaliação dos empreendedores. Nesse período as avaliações de risco a serem submetidas à FEAM deverão ser conduzidas da forma como vem sendo feitas até o presente momento.

As dúvidas e problemas observados no funcionamento das ferramentas poderão ser comunicados à FEAM por meio dos e-mails: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Clique aqui para ter acesso ao arquivo "Como iniciar a ferramenta" (.pdf 600Kb) - Texto explicativo para configuração do Excel para utilização do Excel.

Clique aqui para ter acesso a tabela Feam Risk (.xls 5.79mb) Planilha para quantificação de Risco em Áreas industriais Contaminadas sob Investigação.

Clique aqui para ter acesso a tabela de referência residêncial (.pdf 120Kb) - Ferramenta para quantificação de níveis aceitáveis baseados no risco (NABR) para postos de combustíveis

Clique aqui para ter acesso a tabela de referência comercial (.pdf 120Kb) - Ferramenta para quantificação de níveis aceitáveis baseados no risco (NABR) para postos de combustíveis

Clique aqui para fazer upload do Bd apoio (.xls 1mb) Banco de dados físico-quimicos das substâncias químicas de interesse.

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades