Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa Ambientação realiza encontro com funcionários da equipe de limpeza

PDFImprimirE-mail

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Programa Ambientação, promoveu na tarde dessa quarta-feira (05), na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), um encontro com os profissionais de limpeza da prestadora de serviços Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS). A finalidade do encontro foi criar uma proposta conjunta para a melhoria de ações da coleta seletiva na CA, além de outros assuntos voltados para a gestão de resíduos.

Os 19 novos profissionais da equipe de limpeza foram capacitados e orientados para o correto recolhimento dos resíduos que vão para a reciclagem, e ainda, receberam informações sobre o papel do servidor no descarte correto nos coletores. A gestora ambiental, Ana Paula Aleixo Alves, da Comissão Gestora do Programa Ambientação ressaltou que, neste ano, “o Programa Ambientação decidiu promover um encontro com o intuito de dar oportunidade aos funcionários de refletirem sobre a importância do trabalho que eles desempenham, como também, da importância do trabalho conjunto dos servidores e da equipe de limpeza para a melhoria da coleta seletiva na CA”, disse.

Foi apresentado aos funcionários o resultado da Campanha do Descarte Adequado de Resíduos na CA, realizado em abril de 2016. Ana Paula explicou que o processo da coleta seletiva começa com os servidores e, se não for feito o descarte adequado a partir deles, pode causar dificuldades no trabalho da equipe de limpeza e, também, prejudicar o trabalho dos catadores.

Ana Paula lembrou ainda que, para orientar o servidor quanto ao descarte adequado, foram fixados adesivos nas estações de trabalho onde não havia, ou substituído os que já estavam gastos. Existem ainda na CA, dois grandes painéis que mostram a rota dos resíduos recicláveis na cidade administrativa, especificando o tipo de resíduo que deve ser descartado em cada coletor.

 

Crédito: Janice Drumond

Ambientação2

Servidores da MGS receberam orientações e elaboraram propostas com relação à coleta de resíduos na CA

Os funcionários participaram de duas dinâmicas, uma para mostrar a importância do trabalho em equipe, e outra, que possibilitou aos participantes a criação de propostas para atenuar as dificuldades vividas por eles na coleta e no acondicionamento de resíduos.

A funcionária da equipe de manutenção da MGS no prédio Gerais, Luíza Magalhães, disse que o encontro foi muito proveitoso, pois foi uma oportunidade para falar e fazer algumas reivindicações. “Os servidores precisam valorizar mais o nosso trabalho e nos respeitar”, avaliou. Já o funcionário Elias Fernandes, que trabalha no prédio Minas, também disse que foi muito bom ter a oportunidade de falar, e “que ele espera que funcionários e servidores façam o trabalho com mais consciência”.

O encontro, promovido pela comissão Gestora da Ambientação, foi realizado em parceria com a MGS e apoio da Intendência, atual Subsecretaria de Operação e Projetos da CA/Seplag, que autorizou a liberação dos profissionais.

As capacitações das equipes de limpeza da MGS eram realizadas trimestralmente até o ano de 2015. A partir de 2016, com a reformulação de algumas ações do Programa, foi promovida uma reunião com os encarregados da equipe de limpeza e representantes da Intendência para nivelar procedimentos e criar propostas de melhoria da gestão e gerenciamentos de resíduos na CA.

Ana Paula ressaltou que depois de várias capacitações, esta foi a primeira reunião no formato de encontro. “Nós não repassamos apenas orientações e procedimentos dessa vez, focamos em ouvir as pessoas que lidam com resíduos todos os dias e, juntos, criarmos propostas de melhoria para a gestão e gerenciamento dos resíduos”, disse. As propostas feitas no encontro serão encaminhadas para avaliação da MGS e da Subsecretaria de Operação e Projetos.

Resíduos Sólidos na CA

Cerca de 30% dos resíduos gerados nos prédios Minas, Gerais e Palácio são encaminhados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, num total de 15 toneladas por mês. Os materiais são pesados, normalmente, duas vezes por semana e os não recicláveis são pesados todos os dias. O Programa Ambientação alimenta esses dados em planilhas, que são posteriormente lançados no Sistema Integrado de Gestão Ambientação (Siga).

Os resíduos não recicláveis são recolhidos pelo município de Belo Horizonte. Já os recicláveis são destinados a três cooperativas: Asmare, Comarrim e Cooppervesp, que se revezam na coleta desses resíduos, conforme calendário definido pela equipe do Programa. Os resíduos são armazenados em contêineres nos prédios Minas, Gerais e Palácio. Eles abrigam resíduos recicláveis, não recicláveis, papelões, além de borras de café geradas nas máquinas da CA. O sistema de coleta seletiva da CA é do tipo simplificado, com três tipos de coletores: azul para papel, verde para recicláveis e cinza para não recicláveis.

É importante frisar que, a meta do Ambientação é identificar qual a porcentagem dos resíduos coletados pelas cooperativas está apta para a comercialização, uma vez que, muitos dos resíduos descartados pelos servidores nos coletores não são recicláveis. “Neste ano, além das visitas de rotina às cooperativas, iremos até os seus galpões com o intuito de conhecer qual é este percentual”, pontuou Ana Paula.

Ângela Almeida

Ascom/Sisema

 

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades