Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Pesquisadora francesa apresenta experiência europeia com reciclagem

PDFImprimirE-mail

A experiência francesa com economia solidária foi o tema principal do 5º Workshop Internacional “Construindo novas Estratégias Municipais para o Desenvolvimento da Reciclagem Inclusiva”, realizado em Belo Horizonte, nesta quarta (07/06). A atividade faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2017 do Governo de Minas, coordenada pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

Na solenidade de abertura, o presidente da Feam, Rodrigo de Melo Teixeira, destacou o papel do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), local onde aconteceu o Workshop, como “casa do profissional da reciclagem”. Ele reiterou o compromisso pessoal com o Programa Bolsa Reciclagem, serviço que remunera os catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais, e com o apoio ao trabalho desenvolvido por eles.

 

Crédito: Janice Drumond
SemanaMeioAmbiente1 CMRR
O presidente da Feam, Rodrigo de Melo, destacou a importância do CMRR

 

O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Gilberto Warley Chagas, observou que o momento é um dos mais delicados da história dos catadores. “Desde a fundação, quando nos organizávamos, talvez esse seja o momento mais difícil, com a renda caindo e material faltando nos galpões”, afirmou. “Mantemos nossa luta, buscando a implantação da coleta seletiva, o pagamento pela prestação do serviço prestado pelos catadores e construindo estratégias conjuntamente com a população”, destacou.

A diretora executiva do CMRR, Jaqueline Rutkowski, ressaltou que gerar emprego e renda a partir dos resíduos é uma lição aprendida com os catadores e que precisamos avançar, ainda mais, nessa revolução que é a economia solidária. “É necessário mobilizar a sociedade cada vez mais para que a questão da reciclagem ganhe a abrangência ambiental e social que precisa”, explica.

França

A presidente nacional da Rede dos Territórios Franceses de Economia Social Solidária, Cristiane Bouchart, foi a responsável pela conferência “Economia Social Solidária na França e Reciclagem: Promovendo o Desenvolvimento Territorial”. Ela apresentou detalhes de como o país europeu lida com a questão, incentivando a chamada economia circular, que valoriza a economia local, produtos com durabilidade, redução da geração de resíduo e gestão do lixo.

Segundo a estudiosa francesa, a geração de resíduos tem um potencial enorme para a geração de negócios. “A França, por exemplo, produz anualmente, 345 milhões de toneladas de resíduos”, destaca. Para Cristiane Bouchart, Minas Gerais merece elogios por sua política de luta contra a incineração de resíduos. “Lixo é uma riqueza e não algo que se tem que queimar”, afirmou.

 

Crédito: Janice Drumond
SemanaMeioAmbiente2 CMRR
Experiência de reciclagem na França foi apresentada pela pesquisadora Cristiane Bouchart

 

Cristiane Bouchart destacou que muitos empregos na França são criados localmente dentro da economia circular, valorizando a cadeia de produção, dentro do próprio território. “É preciso estabelecer condições para toda a cadeia que inclui moradores, indústria, produtores, governo”, afirmou. “Os governos têm papel estruturante na questão do lixo, mas a economia solidária é feita pela sociedade civil, de modo solidário”, destacou.

Para Bouchart, a construção de uma cadeia local forte passa pelo entendimento da população do que é a economia solidária. “A imprensa local tem de tomar parte, valorizando e divulgando cadeias e produtos dentro dos territórios”, disse. Por fim, a francesa destacou a Sociedade Cooperativa de Interesse Coletivo, criada em seu país e que desperta um interesse cada vez maior. “Após as recentes crises econômicas que o mundo viveu, o setor cooperativo foi um dos que melhor resistiu”, observou.

Oris

A presença de Cristiane Bouchart em Belo Horizonte e a realização do 5º Workshop Internacional foi idealizada pelo Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (Oris), organização que procura criar um espaço de reflexão e ação, congregando atores diferentes, reunidos em torno da promoção da reciclagem como alternativa ambiental e social ao tratamento do lixo urbano.

O Oris é integrado por representantes dos catadores e das redes de associações e cooperativas, técnicos de apoio e organizações não governamentais, pesquisadores independentes e de instituições universitárias e representantes de instituições públicas, que constituem uma rede em torno da coleta seletiva e da reciclagem solidária como alternativa sociotécnica ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

A Semana do Meio Ambiente de 2017 é uma promoção da Feam, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. A programação completa com as atividades está disponível na internet, no endereço www.feam.br

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades