Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Capacitação Regional sobre mudanças Climáticas é realizada em Ipatinga

PDFImprimirE-mail

 

Profissionais de diferentes órgãos receberam orientações sobre estratégias de prevenção e foram capacitados para atuarem como multiplicadores do conhecimento em suas respectivas regiões. A finalidade principal do curso é conscientizar e mobilizar os agentes públicos para a prática de ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por desastres naturais, tais como inundações, alagamentos, deslizamentos, vendavais, estiagem, seca, e também tecnológicos, como, por exemplo, envolvendo substâncias radioativas, contaminação de água e outros que possam afetar gravemente todo o meio ambiente.

 

O curso é organizado e ministrado por analistas da Feam, integrantes da Defesa Civil Estadual, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

 

Felipe Nunes, gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, ressaltou a natureza interdisciplinar do curso, que reúne diversas áreas do conhecimento com foco na gestão do risco de desastres, como ciências ambientais, saúde humana, meteorologia, direito e engenharia. “A integração de várias disciplinas e um corpo docente com diferentes formações possibilita capacitar os agentes locais de proteção e defesa civil para atuar de forma holística abordando a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação no caso de desastres”, comentou.

 
Crédito: Acervo Cedec

SeminárioMCIpatinga4editada

Felipe Nunes, gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, falou sobre mudanças climáticas durante capacitação

 

O Capitão Júnior Silvano Alves, diretor Técnico da Cedec, destacou a importância da explanação do conteúdo abordado no curso. “Esta linha de debate visa fortalecer e discutir o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, a fim de capacitar os prestadores de serviços dos municípios da região, deixando-os aptos para o atendimento de resposta aos desastres”, disse.

 

Com duração de três dias, o curso contemplou aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil, Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, Instalação e Operacionalização da COMPDEC, Mapeamento de Área de Risco, Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas, Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas, Plano Estadual de Combate à Dengue, Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas, Plano de Contingência, Gestão de recursos naturais para redução do risco de desastres, Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização, Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme, Instrução Normativa nº 02/16, Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID), Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

 

Participaram do curso representantes dos municípios de Açucena, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Jequeri, Ipatinga, Mantena, Marliéria, Resplendor, Santana do Paraíso e Timóteo.

 

Ascom/Sisema e Cedec

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades