Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Cedec e Feam realizam capacitação em Proteção, Defesa Civil e Mudanças Climáticas

PDFImprimirE-mail

Terminou nessa quinta-feira (09/11) mais uma Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, ocorrida em Uberlândia, Território Triângulo Norte. O evento, realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec- MG) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), teve como foco agentes da defesa civil e gestores municipais.

 

As capacitações têm como objetivo preparar os agentes para atuarem nos seus municípios, com vistas à minimização de perdas e danos e de ocorrência de acidentes de qualquer natureza. Durante as capacitações é aberto, também, espaço para participação e debate.
 

Durante três dias, 54 participantes discutiram sobre estratégias de prevenção, além de serem preparados para atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento.  Durante o curso foram ministradas palestras sobre: Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Mapeamento de Áreas de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Legislação; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco no Desastre; Abrigo Temporário; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas, entre outros. As aulas foram ministradas por analistas da Feam, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), integrantes da Secretaria da Saúde (SES) e da Cedec.
 

Foto: Divulgação Feam
OficinaMudançasClimáticasNovembro3
Agentes da defesa civil e gestores municipais se preparam para ocorrências em acidentes de qualquer natureza
 

O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, alertou os participantes sobre “a importância de se utilizar sistematicamente as modernas ferramentas de previsão meteorológica e climatológica disponíveis para gestão do risco de desastres”. E ressaltou que “mais de 80% dos desastres em Minas Gerais estão relacionados a fenômenos meteorológicos e climáticos como secas, inundações e alagamentos, sendo, portanto, urgente investir em prevenção e preparação, uma vez que a maioria destes fenômenos são previsíveis e passíveis de monitoramento”.
 

Compareceram ao evento o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Casarim; o major PM Rodrigo, representando o coronel Cláudio Vitor, a comandante da 9ª região de Polícia Militar; tenente Borlina, do Exército Brasileiro, representando o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e a chefe da Polícia Rodoviária Federal em Uberlândia, inspetora Jane Santos. O curso contou também com a participação de representantes dos municípios de Araguari, Capinópolis, Cássia, Ibiaí, Ituiutaba, Lagoa Grande, Monte Alegre de Minas, Ribeirão Vermelho, Ubaí, Unaí e Uberlândia.
 

A próxima capacitação regional está prevista para ocorrer no município de Leopoldina, de 28 a 30 de novembro.
 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades