Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Programa Ambientação e Campanha Lacre do Bem entregam 8ª cadeira de rodas

PDFImprimirE-mail

Uma iniciativa do Governo de Minas de incentivo à reciclagem e promoção à solidariedade fez mais uma entrega importante ness segunda-feira, 19/02. Por meio do Programa Ambientação, desenvolvido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e da campanha “Lacre do Bem”, mais uma cadeira de rodas foi adquirida e, desta vez, entregue a uma jovem de 22 anos, vítima de acidente automobilístico. Lilian Carolina Santos Silva está internada na Santa Casa de Belo Horizonte em fase de recuperação. Esta é a oitava cadeira de rodas viabilizada por meio da parceria.

Lilian, que é moradora da cidade de Juatuba, ficou paraplégica após sofrer o acidente no dia 20 de dezembro de 2017. Muito emocionada com a entrega, a jovem disse que a cadeira vai ajudá-la a se recuperar. “Eu não sabia como seria no dia que eu tivesse alta, já que eu não tinha a cadeira e nem condições para comprá-la. Agora terei como me locomover”, acrescentou.

 

A parceria bem-sucedida entre o Programa Ambientação e a Campanha “Lacre do Bem” é possível graças à colaboração dos funcionários e visitantes da Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), que depositam lacres de latas de alumínio nos coletores espalhados pela sede do Governo de Minas Gerais. Servidores do interior também enviam lacres para a campanha.

A equipe do Programa Ambientação recolhe os lacres depositados nos coletores dos prédios do Governo do Estado e os entregam à estudante Júlia Macedo, idealizadora da campanha “Lacre do Bem” e ganhadora do “Prêmio Bom Exemplo 2014”, da Rede Globo, na categoria Cidadania. Esses lacres são vendidos e o dinheiro é revertido na compra de cadeiras de rodas, que são doadas para instituições e pessoas com necessidades especiais. Para comprar uma cadeira de rodas, é necessário o equivalente a 140 garrafas pets de 2 litros cheias (105 quilos), ou seja, 352 mil lacres de alumínio.

A inscrição para que Lilian pudesse receber a cadeira der rodas foi feita no site do “Lacre do Bem”, por uma amiga da jovem. Lilian disse que ficou surpresa e feliz ao saber que seria contemplada. “Foi tudo muito rápido, eu não esperava”, disse.

A doação foi entregue pela gestora do Programa Ambientação Ana Karla dos Santos e pela mãe de Júlia, Ivete Macedo. “Foi um momento muito emocionante ver que a Lilian vai poder sair do hospital com a cadeira, o que vai ajudá-la muito em sua recuperação”, destacou Ivete.

A gestora do Programa Ambientação disse que a entrega das cadeiras é sempre um momento gratificante. “É muito bom ver que uma iniciativa que começou tímida, com previsão de durar apenas um ano, se transformou em uma ação bem-sucedida, que não para de render bons frutos. Os servidores abraçaram a ideia a e a campanha não para de crescer”, observou.

A cadeira de Lilian foi a 291ª entregue pela a campanha “Lacre do Bem”. Pessoas físicas ou instituições podem fazer a solicitação de doação no site da campanha (http://lacredobem.com.br/). A escolha do beneficiado é feita após uma avaliação realizada por uma assistente social. “Atualmente, temos uma fila de espera de 76 cadeiras”, contou Ivete.

Ambientação 

O Ambientação é um programa de comunicação e educação socioambiental criado em 2003, que visa promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano dos funcionários públicos em Minas Gerais.

Coordenado pela Feam, por intermédio da Comissão Gestora Ambientação, o Programa atua nas linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”. Nelas são desenvolvidas campanhas e ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida, com ações simples em um esforço coletivo.

Atualmente existem 94 instituições com o programa implantado em 50 prédios públicos, contemplando aproximadamente 30 mil servidores. Clique aqui para conhecer mais sobre mais essa iniciativa do Governo de Minas. 

Janice Drumond
Ascom/Sisema

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades